Faça o diagnóstico! Caso Clínico Interativo #03

Tempo de leitura: 3 minutos

Você é bom de diagnóstico? Gosta de um desafio? Então esta é a sua chance! Leia o nosso Caso Clínico Interativo #03. Formule as suas hipóteses, pense como você gostaria de investigar este caso, e mande suas ideias para a gente no questionário que está logo abaixo!

* Caso enviado pelo Dr. Luiz Jorge Moreira Neto, de Maringá/PR.

 


Caso Clínico Interativo #03

Um homem de 68 anos, trabalhador rural, procurou o infectologista por estar há cinco dias com febre de até 38ºC, fraqueza e feridas na boca. Notou também lesões de pele arroxeadas nas pernas alguns dias após o início do quadro. Negava perda de peso, náuseas, vômitos, sintomas respiratórios ou gastrointestinais.

Como antecedentes, relatava uma “arritmia cardíaca”, em uso de valsartana e atenolol. Já havia feito ressecção transuretral de próstata devido a HPB. Era tabagista pesado e etilista ocasional.

Refere que dias antes do início dos sintomas, havia aplicado permetrina no gado.

Trouxe exames colhidos um dia antes, na cidade de origem: hemoglobina 13,9, leucócitos 6.900 (segmentados 79%, linfócitos 13%, eosinófilos 3%, monócitos 5%), plaquetas 171.000, ureia 58, creatinina 1,6, glicemia 97, VHS 45, proteína C reativa >100, urina normal, ASLO negativo e VDRL negativo.

Ao exame físico, estava em regular estado geral, corado, depletado, anictérico, acianótico, eupneico, PA 150×90, frequência cardíaca 77, frequência respiratória 16, saturação de oxigênio 98%.

Apresentava exulcerações generalizadas em toda a mucosa jugal. Não tinha linfadenomegalias nem sinais meníngeos. A ausculta cardiotorácica era normal. O abdome era plano, depressível, com fígado a 3cm do rebordo costal direito, doloroso à palpação, baço não palpável e não percutível, sem massas, Murphy negativo, ruídos hidroaéreos normais.

Além disso, apresentava pápulas e máculas eritematosas, indolores e não pruriginosas, em pernas e em palmas das mãos (veja imagens).

Lesão de pele - Caso clínico Interativo #03 - Raciocínio Clínico

 

Lesão de pele - Caso clínico Interativo #03 - Raciocínio Clínico
Aspecto das lesões de pele

 

Neste momento, o infectologista levantou algumas hipóteses diagnósticas. Tendo em vista o quadro geral, a necessidade de investigação e de tratamento, ele optou por internar o paciente e solicitar mais alguns exames.

Durante a internação, o paciente evoluiu com hiperemia conjuntival e cefaleia progressiva, tipo aperto, predominantemente no topo do crânio, sem sinais meníngeos, que melhorava com analgésicos comuns.

Os exames iniciais mostraram discreta alteração de transaminases (TGO 254, TGP 223). Hemoculturas e uroculturas resultaram negativas.

 


Mande suas hipóteses!

Agora responda ao questionário sobre este Caso Clínico Interativo, clicando no link abaixo. São só 3 perguntinhas, mas não deixe de responder todas as perguntas e não esqueça de clicar em “CONCLUÍDO” no final para enviar suas respostas.

Os leitores que derem as melhores respostas para este caso ganharão um lugar de honra no nosso Hall da Fama do Raciocínio Clínico!

A resposta do caso, com nossos comentários, sai na quinta-feira da semana que vem (dia 09/08/18).

Participe - Caso clínico interativo - Raciocínio clínico

 


Veja quem já está no nosso Hall da Fama do Raciocínio Clínico!

logo hall da fama raciocínio clínico

 


Confira os Casos Clínicos Interativos anteriores:

Caso Clínico Interativo #01: Apresentação do caso / Resposta do caso

Caso Clínico Interativo #02: Apresentação do caso / Resposta do caso

 


Quer baixar nosso ebook sobre o DIAGNÓSTICO DIFÍCIL, totalmente grátis?

Ebook 2 Raciocínio Clínico - O Diagnóstico Difícil

É só fazer sua inscrição abaixo! Não perca tempo! Inscreva-se já!

Seja nosso assinante!

Informe seu nome e email para receber grátis todas nossas novidades!

 


Fique à vontade para também comentar este caso na seção de Comentários (aí embaixo), se quiser!

Comentários