DESAFIO: Faça o diagnóstico! Caso clínico interativo #01

Estamos trazendo uma proposta diferente: um caso clínico interativo! Abaixo, apresentamos um caso clínico e vocês, leitores do blog, poderão levantar suas hipóteses diagnósticas e sugerir exames complementares para investigação!

Na semana seguinte à publicação do caso clínico, traremos quais foram as respostas mais frequentes dos leitores, bem como o diagnóstico final do caso clínico interativo com os nossos comentários.

Os leitores que derem as melhores respostas para este caso serão imortalizados no nosso Hall da Fama do Raciocínio Clínico!

 

* A PARTICIPAÇÃO DOS LEITORES NESTE CASO JÁ FOI ENCERRADA. *

(Mas logo traremos outro Caso Clínico Interativo, fique ligado!)

 

Caso clínico interativo #01

Uma paciente de 42 anos foi encaminhada para o hospital terciário para investigar quadro de edema de membros inferiores e aumento de volume abdominal.

edema - caso clínico interativo

O quadro teve início há cerca de 1 mês, quando a paciente notou edema e aumento rápido de peso. Ela procurou o médico na sua cidade de origem, e este lhe prescreveu furosemida.

Como ela não teve melhora significativa, ela retornou ao médico, que solicitou exames de sangue e urina. Nessa ocasião, apresentava função renal normal, uma discreta anemia e urina com proteína 2+/4+.

Nos próximos dias, ela evoluiu com piora do edema e com aumento progressivo do volume abdominal. O médico solicitou uma ultrassonografia, que mostrou a presença de ascite e um cisto em ovário direito, sem outras alterações. Por essa razão, ela foi encaminhada para avaliação no hospital de referência.

Ao chegar naquele serviço, a paciente também relatou um atraso menstrual e queixou de dispneia que piorava aos grandes esforços. Negou ortopneia, dispneia paroxística noturna ou outras queixas.

Antecedentes: Hipertensa, em uso de losartana 50mg/dia, mas negava quaisquer outras doenças ou internações nos últimos anos. Havia tido 2 gestações (parto normal em ambas). Era tabagista de 10 cigarros/dia há 20 anos e ingeria álcool socialmente, sem abusos. Negava uso de outras medicações. Não tinha outras pessoas doentes na família e nem havia tido contato com pessoas com doenças contagiosas.

No exame físico inicial, estava em regular estado geral (REG), desconfortável, com dispneia leve. Além disso, apresentava-se normotensa, afebril, anictérica, descorada 2+/4+, com pressão venosa jugular normal. Os murmurios vesiculares estavam abolidos em base direita, e ausculta cardíaca era normal. Notava-se a presença de ascite de moderado a grande volume, sem hepato ou esplenomegalia, e de edema de membros inferiores até a raiz das coxas.

 

Faça suas apostas!

house - hipóteses diagnósticas - caso clínico interativoVocê já sabe o que esta paciente tem? Fez algumas hipóteses? Quer pedir alguns exames?

Então não deixe de participar deste caso clínico interativo!

Responda ao nosso questionário, clicando no link abaixo.

IMPORTANTE: Não esqueça de responder a todas as 4 perguntas e clicar em “CONCLUÍDO” ao final!

Informe também seu nome e email (opcionais) caso você queira concorrer a uma vaga no nosso Hall da Fama do Raciocínio Clínico.

* A PARTICIPAÇÃO DOS LEITORES NESTE CASO JÁ FOI ENCERRADA. *

 


Muito obrigado pela sua participação!

Veja abaixo as respostas e o diagnóstico final do nosso caso clínico interativo (com nossos comentários), e também quem foram os leitores que deram as melhores respostas e foram para o nosso Hall da Fama!

Se quiser, você também pode comentar o caso, na seção de discussão logo mais abaixo.

 


Respostas do Caso

 

NOVO! CLIQUE AQUI PARA VER A RESPOSTA DESTE CASO CLÍNICO

 


logo hall da fama raciocínio clínico

NOVO! CLIQUE AQUI PARA VER QUAIS LEITORES DERAM AS MELHORES RESPOSTAS PARA ESTE CASO E MERECERAM UM LUGAR NO NOSSO HALL DA FAMA DO RACIOCÍNIO CLÍNICO!

 


Quer baixar nosso novo ebook sobre o diagnóstico difícil, totalmente grátis?

Ebook 2 Raciocínio Clínico - O Diagnóstico Difícil

É só fazer sua inscrição abaixo! Não perca tempo! Inscreva-se já!

Seja nosso assinante!

Informe seu nome e email para receber grátis todas nossas novidades!