Por que um blog sobre raciocínio clínico?

O raciocínio clínico é uma competência essencial para a atuação do médico e dos demais profissionais de saúde. De fato, um raciocínio clínico adequado é indispensável para cumprirmos adequadamente nossa missão enquanto médicos, que exige a correta formulação do diagnóstico e do tratamento de qualquer paciente.

Assim como outras competências do médico, o raciocínio clínico não é inato. Ele é, sim, aprendido, às custas de muito estudo, prática e reflexão. Uma vez que tudo o que é aprendido também pode ser ensinado, nos parece claro que o raciocínio clínico deveria ser ensinado de maneira sistemática, em todo curso médico.

No entanto, apesar da sua importância fundamental, pouquíssimas escolas de Medicina abordam o raciocínio clínico nos seus currículos.

Ao mesmo tempo, o erro médico (entendido aqui como o erro diagnóstico) cada vez mais desponta como uma das principais epidemias da atualidade. Alguns autores colocam o erro médico como a terceira maior causa de mortes nos Estados Unidos, atrás apenas das doenças cardiovasculares e do câncer. Outros estudos avaliam que cerca de um em cada dez diagnósticos que os médicos fazem está errado.

Como médicos e docentes preocupados com a qualidade da formação médica, não poderíamos ficar inertes diante desse quadro. E a maneira que encontramos para colaborar foi esta: criar um blog para oferecer recursos de qualidade e de fácil acesso sobre os fundamentos do raciocínio clínico.

 

Nossa missão

CAIXA-TEXTO2-02

 

O que é o raciocínio clínico, afinal?

Existem na literatura diversas definições de “raciocínio clínico“. A definição que adotamos neste blog, por julgarmos mais didática e mais adequada à realidade, é a proposta pela Association for Medical Education in Europe (AMEE):

o conjunto dos processos de pensamento pelos quais os profissionais de saúde selecionam, interpretam, analisam e combinam informações com o objetivo de tomar decisões sobre um paciente em uma determinada situação clínica.”

O raciocínio clínico engloba a tomada de decisões em qualquer nível do atendimento ao paciente, desde o diagnóstico até o tratamento e prognóstico.

No entanto, o foco principal deste blog será no raciocínio clínico aplicado ao diagnóstico, pois acreditamos que o desenvolvimento das competências diagnósticas dos estudantes de Medicina e jovens médicos é uma necessidade mais profunda e mais urgente no momento atual.

 

Leia mais:

 

Inscreva-se abaixo para receber gratuitamente no seu email todas as nossas novidades, e ainda baixar um ebook grátis!

Inscreva-se - Raciocínio Clínico

É só fazer sua inscrição abaixo! Não perca tempo! Inscreva-se já!

Seja nosso assinante!

Informe seu nome e email para receber grátis todas nossas novidades!