Os 16 melhores sites sobre raciocínio clínico!

A internet apresenta muitas fontes de informação, então é preciso muito critério na hora de acessá-las. Por isso, fizemos uma seleção dos melhores sites sobre raciocínio clínicoerro diagnóstico e educação médica, para você poder ir direto ao ponto!
Veja abaixo nossa lista dos 16 melhores sites médicos para ajudar você a tornar-se um expert na ciência e na arte do diagnóstico!

 


Sites sobre Raciocínio Clínico:

society to improve diagnosis in medicine - raciocínio clínico1 – Society to Improve Diagnosis in Medicine (SIDM): A SIDM é uma associação de pacientes, médicos clínicos, educadores e pesquisadores que têm em comum o objetivo nobre de ajudar a reduzir a ocorrência de erros diagnósticos em Medicina. Seu site traz recursos muito interessantes (e gratuitos) sobre erro diagnóstico e raciocínio clínico, inclusive um “Clinical Reasoning Toolkit”, que é uma coleção de textos fundamentais para quem quer estudar e se aperfeiçoar no assunto. (Em inglês) http://www.improvediagnosis.org/


Stanford-copy-e14960877444202 – Stanford 25: Uma bela iniciativa de clínicos da Universidade de Stanford, liderados pelo Dr. Abraham Verghese, o blog Stanford 25 tenta recuperar a importância do exame físico bem feito. O site oferece acesso gratuito a vários vídeos didáticos sobre manobras fundamentais de Semiologia, e muito mais. (Em inglês)
https://stanfordmedicine25.stanford.edu/


Think Like a Doctor New York Times - raciocínio clínico3 – Think Like a Doctor: Quem nunca assistiu ao famoso seriado do Dr. House? Pois bem, a Dra. Lisa Sanders, consultora médica da série, tem uma seção especial no New York Times, onde apresenta casos clínicos difíceis para os leitores tentarem acertar o diagnóstico. O primeiro a sugerir o diagnóstico correto ganha um livro dela, autografado. Quer tentar? Boa sorte! (Em inglês) https://www.nytimes.com/column/think-like-a-doctor


Isabel diagnostic checklist - raciocínio clínico4 – Isabel: Depois que a jovem Isabel Maude quase morreu devido a um atraso diagnóstico, seus pais decidiram fazer alguma coisa! O resultado foi esta ferramenta fantástica que ajuda os médicos a fazer diagnósticos mais rapidamente e de maneira mais correta. Basta adicionar os sintomas, e o aplicativo elabora uma lista de diagnósticos diferenciais, a partir de uma busca em bases de dados médicas. Fenomenal! Experimente o teste grátis por 10 dias. (Em inglês)
https://www.isabelhealthcare.com


clinical reasoning - raciocínio clínico5 – Clinical Reasoning: Este é o blog pessoal da Dra. Nicola Cooper, da Universidade de Nottingham (Reino Unido), que leciona regularmente um curso sobre raciocínio clínico para professores e estudantes de medicina. Nesta página, ela traz novidades e discute pontos básicos do raciocínio clínico de uma maneira leve e descontraída, com exemplos do seu dia-a-dia de educadora. (Em inglês)  http://www.clinical-reasoning.org/index.html


clinical human factors group - raciocínio clínico6 – Clinical Human Factors Group: Após a morte da sua esposa durante uma cirurgia de rotina em que várias coisas deram errado, o inglês Martin Bromiley fundou este grupo, composto por médicos, gestores e usuários do sistema de saúde, para divulgar a importância dos fatores humanos e promover medidas para tornar o sistema mais seguro para todos os pacientes. Oferece muitos recursos sobre a ergonomia e os fatores humanos, um aspecto freqüentemente ignorado por médicos – e uma importante causa de erros de diagnóstico e tratamento. (Em inglês)
http://chfg.org/


critical thinking community - raciocínio clínico7 – The Critical Thinking Community: O objetivo desta comunidade é ajudar a melhorar a educação em geral, através do fomento ao desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico. Os fundamentos do pensamento crítico, abordados nesta página, podem ser aplicados aos mais diversos campos de atuação humana, inclusive na área do raciocínio clínico em medicina. (Em inglês) http://www.criticalthinking.org/


medicina baseada em evidências - raciocínio clínico8 – Medicina Baseada em Evidências: Este blog do professor Luis Cláudio Correia, da Escola Bahiana de Medicina, traz análises extremamente aprofundadas e didáticas sobre a Medicina Baseada em Evidências (MBE) aplicada ao diagnóstico, tratamento e prognóstico das doenças. Leitura obrigatória para quem quer entender de verdade os artigos publicados nos periódicos médicos. Há disponível também um curso com 100 aulas (pago).
http://medicinabaseadaemevidencias.blogspot.com.br/  (blog)
http://medicinabaseadaemevidencia.com.br (curso)


medical evidence blog - raciocínio clínico9 – Medical Evidence Blog: Outro blog bacana sobre Medicina Baseada em Evidências, com textos e vídeos muito didáticos, de autoria do Dr. Scott Aberegg, da Universidade de Utah. (Em inglês) http://www.medicalevidenceblog.com/

 


Sites sobre Educação Médica e Medicina Geral:

academia médica - raciocínio clínico10 – Academia Médica: O site médico mais acessado do Brasil, dirigido pelo Dr. Fernando Carbonieri, traz artigos variados sobre tudo “o que a faculdade esqueceu de te contar”, inclusive com ótimas reflexões sobre educação médica, semiologia, relação médico-paciente e outros tópicos fundamentais ao raciocínio clínico e diagnóstico.
https://academiamedica.com.br

BÔNUS: CLIQUE AQUI para ver uma matéria com Dr. Pedro Gordan no Academia Médica sobre os 3 maiores mitos do raciocínio clínico!


MedicinaNET - raciocínio clínico11 – MedicinaNET: Dirigido pelo Dr. Milton de Arruda Martins e por vários outros médicos do HC da FMUSP, o MedicinaNET é um imenso repositório de aulas em vídeo, revisões científicas, artigos científicos comentados, casos clínicos em texto ou em vídeo, calculadoras médicas e muito mais, que o colocam como um dos maiores sites médicos do Brasil (acesso pago). http://www.medicinanet.com.br/


UpToDate - raciocínio clínico12 – UpToDate: Mais do que um site para consulta de informações médicas, o UpToDate é uma ferramenta que está se tornando cada vez mais indispensável para ajudar o médico a tomar as melhores decisões possíveis em relação ao diagnóstico e tratamento de pacientes no dia-a-dia. O conteúdo é produzido pelos melhores especialistas do mundo, e é sempre atualizado conforme novas evidências e diretrizes são publicados. O único problema: custa caro. (Em inglês, mas também há bastante conteúdo traduzido para o português)
http://www.uptodate.com


medscape - raciocínio clínico13 – Emedicine: O Emedicine é um portal do Medscape com muitas revisões sobre os mais diversos problemas médicos, além de notícias e artigos comentados. Não é tão completo nem tão atualizado quanto o UpToDate, mas tem a vantagem de ser gratuito (necessário apenas fazer um cadastro rápido no site) – por isso alguns o chamam de “o UpToDate dos pobres”. (Em inglês)  http://emedicine.medscape.com/


choosing wisely - raciocínio clínico14 – Choosing Wisely: Esta iniciativa americana congregou várias sociedades científicas e de especialidades para classificar várias condutas médicas comuns (como pedir radiografia de coluna em pacientes com lombalgia não complicada) em “adequadas” ou “inadequadas”, do ponto de vista do uso racional dos recursos disponíveis e dos benefícios e riscos reais aos pacientes, com base nas evidências da literatura. Fácil de consultar – e de aplicar na prática. (Em inglês) http://www.choosingwisely.org/


quantiaMD - raciocínio clínico15 – Quantia MD: Este portal construído por uma comunidade de médicos de universidades top de linha dos Estados Unidos oferece recursos educacionais totalmente gratuitos (aulas, vídeos, casos clínicos), inclusive com a possibilidade de discutir um caso clínico ou pedir uma opinião aos melhores especialistas americanos! (Em inglês)
http://www.quantiamd.com


International Clinician Educators - raciocínio clínico16 – International Clinician Educators (ICE) Blog: Associação de educadores médicos do mundo todo, com discussões interessantes sobre temas variados relacionados à Educação Médica. (Em inglês)
https://icenetblog.royalcollege.ca/

 


Inscreva-se - Raciocínio Clínico

É só fazer sua inscrição abaixo! Não perca tempo! Inscreva-se já!

Seja nosso assinante!

Informe seu nome e email para receber grátis todas nossas novidades!

  • Evelin Muraguchi

    Já virei fã!!!!! Parabéns a vocês três pela iniciativa!!!!

    • Leandro

      Obrigado, Profa. Evelin! Vamos juntos nessa jornada. Um abraço,

  • Carlos Perez Gomes

    Excelente proposta: união de medicina baseada em evidencia + andragogia moderna + tecnologia de informação = Melhoria da educação médica!!!. Será uma ferramenta útil para discentes e docentes de todo país! Parabens aos autores pela bela iniciativa!!!

    • Leandro

      Obrigado pelos elogios e pelo incentivo, Prof. Carlos! Vamos trabalhar para estar à altura da expectativa. Um abraço,