4 livros e 4 artigos imperdíveis sobre raciocínio clínico

Tempo de leitura: 3 minutos

Quer aprender mais sobre os segredos do raciocínio clínico diagnóstico em Medicina? Os editores do blog Raciocínio Clínico selecionaram 4 livros e 4 artigos que são ótimas sugestões de leitura para quem está interessado da ciência e na arte do diagnóstico! Confira!

4 livros e 4 artigos imperdíveis sobre raciocínio clínico

 


Livros sobre Raciocínio Clínico:

How Doctors Think1 – Como os médicos pensam (How Doctors Think):  Este livro do Dr. Jerome Groopman é leitura obrigatória para todos que querem aprofundar seu conhecimento e suas habilidades na área do diagnóstico clínico. Repleto de histórias reais que fazem sua leitura fácil e divertida, é a introdução perfeita à ciência e arte do diagnóstico. Foi o livro que despertou meu interesse no raciocínio clínico, e foi onde pela primeira vez ouvi falar do maior expert mundial no assunto, o Dr. Pat Croskerry. Infelizmente, a edição em português está esgotada no momento – mas está disponível em inglês.

 


Todo paciente tem uma história para contar2 – Todo paciente tem uma história para contar: Este livro foi escrito pela Dra. Lisa Sanders, consultora médica do seriado “House M.D.” e dona de uma coluna sobre diagnóstico no jornal New York Times. Aqui ela compartilha alguns casos clínicos curiosos e comenta as possíveis causas para erros diagnósticos e estratégias para evitá-los. Leitura leve e interessante, com várias lições valiosas para médicos e estudantes de Medicina.

 


Rápido e devagar: duas formas de pensar

3 – Rápido e devagar: duas formas de pensar: Esta obra monumental resume décadas de pesquisas e descobertas dos psicólogos israelenses Daniel Kahneman (ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 2012) e Amos Tversky. Eles simplesmente revolucionaram o modo como entendemos a tomada de decisões pelos seres humanos, e mostraram que não somos tão racionais assim – o que tem implicações profundas e diretas sobre o processo diagnóstico em Medicina. Fenomenal!


Você não é tão esperto quanto pensa4 – Você não é tão esperto quanto pensa: David McRaney é um escritor americano que desenvolveu um interesse especial sobre vieses cognitivos e criou um blog sobre isso. O blog fez tanto sucesso que virou este livro, onde ele cita 48 tipos de vieses associados a erros de raciocínio. Apesar de não ser um livro da área médica, é uma leitura fascinante devido ao imenso número de exemplos do dia-a-dia. A cada capítulo, você fica um pouco mais convencido que o ser humano não é tão racional assim… Parece assustador? Que nada, leia e divirta-se!


Artigos sobre Raciocínio Clínico:

1 – Graber M et al. Diagnostic error in internal medicine. JAMA, 2005. Um dos trabalhos de pesquisa mais importantes e mais citados na literatura médica sobre as causas de erros diagnósticos em Medicina Interna foi este artigo, publicado pela equipe do Dr. Mark Graber em 2005.

 


2 – Croskerry P. The importance of cognitive erros in diagnosis and strategies to minimize them. Academic Medicine, 2003. O Dr. Pat Croskerry apresenta aqui uma ampla e prática revisão sobre a importância dos vieses cognitivos como causas de erros diagnósticos em Medicina, e sugere algumas estratégias para tentar preveni-los. Apesar de ter sido publicado em 2003, continua extremamente relevante.

 


3 – Eva K. What every teacher needs to know about clinical reasoning. Medical Education, 2004. Se você é professor ou educador médico, este é o artigo que você deve ler em primeiro lugar se quiser ajudar seus alunos a desenvolver melhor suas habilidades de raciocínio clínico diagnóstico.

 


4 – Bowen J. Educational strategies to promote clinical diagnostic reasoning. NEJM, 2006. Correndo o risco de nos repetir um pouco: se você é professor de Medicina e quer começar a desenhar atividades para estimular o desenvolvimento do raciocínio clínico diagnóstico dos seus alunos, então este é o segundo artigo que você deve ler!

 


Você tem alguma outra sugestão de livro ou artigo, que gostaria de compartilhar?
Mande para a gente através do nosso formulário de contato!

Contato - Raciocínio Clínico

Ou poste nos Comentários abaixo:

 


Seja nosso assinante!

Informe seu nome e email para receber grátis todas nossas novidades!

Comentários