Dr. Leandro Diehl

Sou médico formado pela gloriosa Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Clínica Médica e Endocrinologia, e atuo como docente desde que terminei a residência, em 2005.

A verdade é que gosto tanto da carreira docente que dou aula sobre um monte de coisas!

Na UEL, sou docente de Semiologia e Clínica Médica, vice-coordenador do Colegiado de Medicina, coordenador docente da Liga Acadêmica de Clínica Médica e Raciocínio Clínico, e nos últimos anos tive a honra de herdar as discussões de casos clínicos do internato médico (trabalho que antes era feito pelo Dr. Pedro Gordan).

Também dei aulas de Endocrinologia no Medcel, de 2006 a 2016, e sou professor de Nefrologia no Centro Universitário São Lucas, em Porto Velho/RO, desde 2010.

Tem mais! A partir de uma ideia ousada do Dr. Pedro Gordan (uma das minhas maiores inspirações na vida pessoal e profissional), também virei game designer: ajudei a desenvolver um jogo digital para educação médica sobre o uso de insulina, o InsuOnLine. Com esses game, ganhei o título de campeão brasileiro da Microsoft Imagine Cup em 2013. Além disso, a avaliação da efetividade educacional do InsuOnLine foi o tema da minha tese de doutorado, em 2015. (Veja AQUI os principais resultados desse estudo.)

Meu estudo e dedicação à área da Educação Médica me fez perceber que, na grande maioria das escolas médicas, falta uma discussão mais aprofundada sobre o Raciocínio Clínico. Em geral, ensinamos aos alunos como são as doenças e como coletar história e fazer exame físico dos pacientes, mas não costumamos ensinar como o aluno deve raciocinar em cima dessas informações para conseguir fazer diagnósticos corretos. É essa lacuna que queremos preencher, com este blog.

Sou gaúcho de Carazinho/RS, gremista de coração, casado e tenho 2 filhos lindos.

Venha conosco nesta jornada em busca da excelência na profissão médica!