Dr. Leandro Diehl

Leandro-Diehl

Sou gaúcho de Carazinho-RS, gremista de coração, médico formado pela gloriosa Universidade Estadual de Londrina (UEL), e especialista em Clínica Médica e Endocrinologia. Sou casado, tenho 2 filhos, e atuo como docente desde que terminei a residência, em 2005.

A verdade é que gosto tanto da carreira docente que dou aula sobre um monte de coisas! Na UEL, sou docente de Semiologia e Clínica Médica. Também supervisiono a residência de Clínica Médica, coordeno a Liga Acadêmica de Clínica Médica e Raciocínio Clínico, e nos últimos anos tive a honra de herdar as discussões de casos clínicos do internato médico (trabalho que antes era feito pelo Dr. Pedro Gordan). Dei aulas de Endocrinologia para diversos cursos no Medcel, de 2006 a 2016. E no Centro Universitário São Lucas, de Porto Velho/RO, sou professor de Nefrologia desde 2010.

Tem mais! A partir de uma ideia ousada do Dr. Pedro Gordan (uma das minhas maiores inspirações na vida pessoal e profissional), também virei game designer: ajudei a desenvolver um jogo digital para educação médica sobre o uso de insulina, o InsuOnLine. Com esses game, ganhei o título de campeão brasileiro da Microsoft Imagine Cup em 2013. Além disso, a avaliação da efetividade educacional do InsuOnLine foi o tema da minha tese de doutorado, em 2015. (Veja AQUI os principais resultados desse estudo.)

Meu estudo e dedicação à área da Educação Médica me fez perceber que, na grande maioria das escolas médicas, falta uma discussão mais aprofundada sobre o Raciocínio Clínico. Em geral, ensinamos aos alunos como são as doenças e como coletar história e fazer exame físico dos pacientes, mas não costumamos ensinar como o aluno deve raciocinar em cima dessas informações para conseguir fazer diagnósticos corretos. É essa lacuna que queremos preencher, com este blog.