Dr. Pedro Gordan

Pedro Gordan

Sou o decano deste grupo de médicos. De uma certa forma, também sou a maior influência para a dedicação do grupo ao raciocínio clínico, dentro das suas atividades médicas e educacionais.

Sou formado há exatos 50 (falei, cinquenta!) anos, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com muito orgulho. Fiz residência no Hospital de Clínicas da UFPR, em Curitiba, e pós-graduação pela Université René Descartes, em Paris.

Convidado a fazer parte do corpo docente do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ali trabalhei por (curtos) 43 anos como docente de Clínica Médica, na área de Nefrologia. Sempre estive ligado às questões educacionais e administrativas, tendo sido, pela ordem: diretor clínico do Hospital Universitário (HU/UEL), coordenador do Colegiado de Medicina, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UEL), reitor da UEL e presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

Mas me pergunte o que mais gostei de fazer: ser preceptor de internato e de residência médica por zilhões de anos, e coordenador das reuniões de discussão de casos clínicos por esse mesmo período…

Sempre me dediquei ao cuidado das pessoas. Isso serviu de motivação para desenvolver este trabalho na área de raciocínio clínico, para, na falta de definição melhor, cuidar das pessoas de forma integral e consciente.

Ainda presto serviços ao Centro Universitário São Lucas (Porto Velho/RO), como Professor Titular, onde desenvolvemos um pioneiro Curso Semipresencial de Nefrologia para a graduação em Medicina.

O desenvolvimento deste blog de raciocínio clínico prende-se à certeza que ele será útil para estudantes, residentes e jovens médicos para ordenar seus pensamentos e ajudá-los a desenvolver técnicas que vão aprimorar suas capacidades de exercer suas atividades clínicas com mais segurança.