Webcaso #4: Um homem de 70 anos com febre

Tempo de leitura: 2 minutos

Confira abaixo o Webcaso desta semana!

Leia, reflita e depois clique no botão mais embaixo para acessar o questionário e enviar suas hipóteses diagnósticas.

A continuação do caso com a resposta será apresentada pelo Dr. Leandro Diehl em uma live na próxima quinta-feira, 07 de maio, às 21h. Todo mundo que mandar suas hipóteses no questionário abaixo vai poder participar ao vivo!

Após a live, o vídeo da discussão, contendo os comentários e a resposta final do caso, ficará disponível nesta página.

Participe!

 

Webcaso #4

Webcaso #4 - um homem de 70 anos com febre - raciocínio clínico

Um homem de 70 anos relata febre de até 39,5oC nos últimos três dias.

O quadro iniciou há 10 dias, quando ele começou a ter náuseas, hiporexia e calafrios. Há 5 dias, começou a apresentar vômitos e mal-estar generalizado. Negava cefaleia, odinofagia, tosse, coriza, dispneia, diarreia, artralgia, disúria, dor lombar ou lesões de pele.

O paciente tem antecedentes de hiperplasia prostática benigna e nefrolitíase. Há três meses, fez um tratamento com sulfametoxazol-trimetoprim que foi prescrito devido a uma elevação discreta do PSA e uma urocultura positiva para Klebsiella pneumoniae (104 UFC), embora estivesse assintomático na ocasião. Relata já ter tido PPD positivo, sem tratamento. No momento, as únicas medicações em uso eram paracetamol (para febre) e doxazosina.

Era etilista social e negava uso de tabaco ou drogas ilícitas. Não lembrava de ter tido contato próximo com pessoas doentes nas últimas semanas.

O paciente era um professor universitário aposentado. Morava em Atlanta com a esposa mas era natural da Índia, tendo webcaso #4 - um homem de 70 anos com febre - raciocínio clínicoemigrado para os Estados Unidos com 21 anos. Sua última viagem para a Índia havia sido 7 anos atrás. Há 10 dias, foi a um casamento ao ar livre na Carolina do Norte, ao qual compareceram vários parentes vindos da Índia. Há três semanas, fez uma viagem de lazer para a Jamaica, onde ficou uma semana em um resort. Há 4 semanas, fez uma visita a amigos em Massachusetts, onde ficou por três dias.

Ao exame, estava em bom estado geral, alerta e orientado, afebril, eupneico, levemente descorado, com sinais vitais normais, sem linfonodomegalias ou lesões de pele. Não se observou nenhuma anormalidade ao exame dos segmentos cefálico, torácico ou abdominal.

Os exames iniciais mostravam: hemoglobina 12,5g/dL, leucócitos 5.000/mm3 com diferencial normal, plaquetas 62.000/mm3, TGO 54U/L, TGP 25U/L, bilirrubinas totais 1,1g/dL, função renal e eletrólitos normais. O exame de urina tinha 1.000 leucócitos/mm3 e 25.000 hemácias/mm3, sem outras alterações.  

 

PARTICIPAÇÕES ENCERRADAS

 

Confira a continuação e o diagnóstico final deste caso clicando no link abaixo:

Webcaso #4: Continuação e diagnóstico

 

 


Seja nosso assinante!

Informe seu nome e email para receber grátis todas nossas novidades!

Comentários