LANÇAMENTO: Abertas as inscrições para a SEGUNDA TURMA do Curso Raciocínio Clínico 1.0

INÍCIO DO CURSO: 17/AGOSTO/2020

Que tal aproveitar para impulsionar a sua formação médica, sem sair de casa?

Devido ao grande sucesso da 1ª turma, estamos lançando a turma 2!

Quer entender as bases do processo de raciocínio diagnóstico?

Quer aprender como discutir e resolver melhor casos clínicos?

Quer descobrir como pensar melhor e cometer menos erros? 

Então este curso é para você!

Queremos ajudá-lo a cuidar melhor dos seus pacientes e a ganhar destaque no mercado.

Neste curso, você vai aprender os fundamentos do raciocínio clínico: como elaborar diagnósticos de forma segura e eficiente, usando dicas claras e práticas

Como é o curso?

O curso é 100% online e está dividido em módulos semanais, com duração total de 6 semanas. O início do curso será dia 17 de agosto, mas o primeiro módulo já estará disponível imediatamente após a inscrição. Ao final, será fornecido certificado com carga horária total de 60 horas.

Quem pode fazer o curso?

O curso é destinado especialmente a estudantes de medicinamédicos residentes e jovens médicos, mas também será muito útil para qualquer médico, inclusive professores de Medicina, pois ajudará a entender, praticar e explicar melhor o processo de raciocínio diagnóstico.

CONHEÇA SEUS PROFESSORES

Dr. Pedro Gordan é médico nefrologista, com pós-graduação em Educação dos Profissionais de Saúde pela University of Illinois e doutorado em Medicina pela Université Paris-René Descartes. Ex-professor de Nefrologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atuou por 45 anos, ex-reitor da UEL (2001-2002) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (2005-2006).

Dr. Leandro Diehl é Médico endocrinologista, com doutorado em Biotecnologia / Ensino na Saúde. Atua como professor adjunto de Semiologia e Clínica Médica na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atualmente ocupa o cargo de vice-coordenador do colegiado do curso de Medicina.

Dr. Fabrizio Prado é médico nefrologista, com mestrado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também é professor assistente de Nefrologia. Tem ampla experiência nas áreas de Raciocínio Clínico, Educação Médica, Bioética e Humanismo.

A dinâmica do curso:

Em cada semana, teremos aulas em vídeos curtos, apresentadas pelos editores do site Raciocínio Clínico, seguidas de exercícios práticos, questionários no o Kahoot! e muitas discussões de casos clínicos. Também teremos lives para discutirmos casos clínicos ao vivo e demonstrarmos as estratégias apresentadas no curso, além de comentar as atividades da semana e sanar as dúvidas dos alunos.

O que mais este curso oferece?

Além de todos os recursos acima, os alunos também poderão baixar materiais de apoio para leitura complementar.

Também queremos criar uma comunidade de pessoas interessadas no raciocínio clínico. Por isso, todos os alunos terão a oportunidade de interagir com os professores e demais alunos em grupos exclusivos no Telegram.

E não termina por aí: mesmo após o término do curso, todos os materiais e os grupos continuarão disponíveis por mais um ano!

O que eu vou aprender?

– Fundamentos e etapas do raciocínio clínico diagnóstico;

– Teoria do processo dual e pensamento crítico;

– Etapas do raciocínio clínico: problema clínico e resumo do caso;

– Scripts de doenças: o que são, como construir e comparar;

– Modelos rudimentares e avançados de raciocínio clínico;

– Diagnóstico diferencial e ferramentas de apoio à decisão;

– Noções de probabilidade condicional aplicada à Medicina;

– Interpretação de exames complementares e achados clínicos;

– Erros diagnósticos: epidemiologia, tipos e causas de erros;

– Vieses cognitivos e afetivos;

– Estratégias antierro e segurança do paciente.

ALGUNS DEPOIMENTOS DE QUEM JÁ FEZ OS NOSSOS CURSOS.