Raciocínio Clínico 1.0

Raciocínio Clínico 1.0

VENDAS ENCERRADAS

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOSSAS INFORMAÇÕES PARA OS PRÓXIMOS CURSOS.

Tente novamente.
Seu cadastro foi executado.

Está preparado para a novidade?

Suspenderam as aulas na sua faculdade?

Que tal aproveitar para impulsionar a sua formação médica, sem sair de casa?

Foi para isso que elaboramos este curso 100% online – e adiantamos seu lançamento!

Quer entender as bases do processo de raciocínio diagnóstico?

Quer aprender como discutir e resolver melhor casos clínicos?

Quer descobrir como pensar melhor e cometer menos erros? 

Então este curso é para você!

Queremos ajudá-lo a cuidar melhor dos seus pacientes e a ganhar destaque no mercado.

Neste curso, você vai aprender os fundamentos do raciocínio clínico: como elaborar diagnósticos de forma segura e eficiente, usando dicas claras e práticas

Suspenderam as aulas na sua faculdade?

Que tal aproveitar para impulsionar a sua formação médica, sem sair de casa?

Foi para isso que elaboramos este curso 100% online – e adiantamos seu lançamento!

Quer entender as bases do processo de raciocínio diagnóstico?

Quer aprender como discutir e resolver melhor casos clínicos?

Quer descobrir como pensar melhor e cometer menos erros? 

Então este curso é para você!

Queremos ajudá-lo a cuidar melhor dos seus pacientes e a ganhar destaque no mercado.

Neste curso, você vai aprender os fundamentos do raciocínio clínico: como elaborar diagnósticos de forma segura e eficiente, usando dicas claras e práticas

Como é o curso?

O curso é 100% online e está dividido em módulos semanais, com duração total de 6 semanas. O início do curso será dia 06 de abril, mas o primeiro módulo já estará disponível imediatamente após a inscrição. Ao final, será fornecido certificado com carga horária total de 60 horas.

Quem pode fazer o curso?

O curso é destinado especialmente a estudantes de medicina, médicos residentes e jovens médicos, mas também será muito útil para qualquer médico, inclusive professores de Medicina, pois ajudará a entender, praticar e explicar melhor o processo de raciocínio diagnóstico.

QUEM SOMOS

O Dr. Pedro Gordan é médico nefrologista, com pós-graduação em Educação dos Profissionais de Saúde pela University of Illinois e doutorado em Medicina pela Université Paris-René Descartes. Ex-professor de Nefrologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atuou por 45 anos, ex-reitor da UEL (2001-2002) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (2005-2006).

O Dr. Leandro Diehl é médico endocrinologista, com doutorado em Biotecnologia / Ensino na Saúde. Atua como professor adjunto de Semiologia e Clínica Médica na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atualmente ocupa o cargo de vice-coordenador do colegiado do curso de Medicina.

O Dr. Fabrizio Prado é médico nefrologista, com mestrado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também é professor assistente de Nefrologia. Tem ampla experiência nas áreas de Raciocínio Clínico, Educação Médica, Bioética e Humanismo.

A dinâmica do curso:

Em cada semana, teremos aulas em vídeos curtos, apresentadas pelos editores do site Raciocínio Clínico, seguidas de exercícios práticos, questionários no o Kahoot! e muitas discussões de casos clínicos. Também teremos lives para discutirmos casos clínicos ao vivo e demonstrarmos as estratégias apresentadas no curso, além de comentar as atividades da semana e sanar as dúvidas dos alunos.

O que mais este curso oferece?

Além de todos os recursos acima, os alunos também poderão baixar materiais de apoio para leitura complementar.

Também queremos criar uma comunidade de pessoas interessadas no raciocínio clínico. Por isso, todos os alunos terão a oportunidade de interagir com os professores e demais alunos em grupos exclusivos no Telegram.

E não termina por aí: mesmo após o término do curso, todos os materiais e os grupos continuarão disponíveis por mais um ano!

O que eu vou aprender?

– Fundamentos e etapas do raciocínio clínico diagnóstico;

– Teoria do processo dual e pensamento crítico;

– Etapas do raciocínio clínico: problema clínico e resumo do caso;

– Scripts de doenças: o que são, como construir e comparar;

– Modelos rudimentares e avançados de raciocínio clínico;

– Diagnóstico diferencial e ferramentas de apoio à decisão;

– Noções de probabilidade condicional aplicada à Medicina;

– Interpretação de exames complementares e achados clínicos;

– Erros diagnósticos: epidemiologia, tipos e causas de erros;

– Vieses cognitivos e afetivos;

– Estratégias antierro e segurança do paciente.

Veja alguns depoimentos

José Gomes Neto

Me chamo Luiz Felipe Blanco e hoje estou no sexto ano de medicina da UEM. Durante o primeiro curso de Raciocínio Clínico, estava no quarto ano da faculdade. A princípio já digo que o curso de raciocínio clínico foi essencial para mim. Em um primeiro momento me ajudou a organizar todo conteúdo teórico acumulado durante os quatro primeiros anos de um modo prático e aplicável à realidade do internato, pensando com foco no paciente. Além disso, o curso me abriu as portas para estudar um pouco mais sobre raciocínio clínico. Em resumo, me ajudou (e muito!) a me organizar para as práticas do internato bem como me abriu a mente para um dos assuntos mais apaixonantes da medicina! Recomendo demais!!

Luiz Felipe Blanco

Oi, sou aluna do 11º período de medicina, na UNICESUMAR-PR. Participei da primeira edição do curso de raciocínio clínico e recomendo fortemente o curso para todos. Depois que participei do curso consegui melhorar muito meu desempenho nas discussões de casos clínicos, aprendi a elaborar melhor as hipóteses diagnósticas e passar os casos de maneira mais adequada para o preceptor. Percebi que o curso realmente foi um diferencial para o meu desempenho acadêmico, e tenho certeza que vai me ajudar muito na minha vida profissional. Sem contar que os professores são verdadeiros mestres no raciocínio clínico, e uma inspiração para nós estudantes, foi realmente um prazer enorme aprender com eles.

Nayara Passarin

Foi um prazer participar da primeira edição do curso RC e aprender com professores referências nessa área de estudo, acessíveis e com muita responsabilidade na transmissão do conteúdo. Acompanho o blog Raciocínio Clínico e admiro a maneira com que as ferramentas para o aprimoramento das habilidades diagnósticas são discutidas e despertam nossa análise crítica sobre o processo. O curso oferece muito mais, em curto período de tempo, de maneira clara e oportuna para você conseguir potencializar sua anamnese, análise clínica, e, consequentemente, aumentar as chances de chegar ao diagnóstico correto. Recomendo!

Antonio Augusto

This website uses cookies and third party services. Ok