O raciocínio clínico é uma competência essencial para a atuação do médico e dos demais profissionais de saúde.
De fato, um raciocínio clínico adequado é indispensável para cumprirmos adequadamente nosso papel como médicos, que exige a correta formulação do diagnóstico e do tratamento.
Assim como outras competências do médico, o raciocínio clínico não é inato. Ele é, sim, aprendido, às custas de muito estudo, prática e reflexão.
Uma vez que tudo o que é aprendido também pode ser ensinado e praticado, nos parece evidente que o raciocínio clínico deveria ser ensinado de maneira sistemática em todo e qualquer curso de graduação em Medicina.
No entanto, apesar da sua importância, pouquíssimas escolas de Medicina abordam o raciocínio clínico nos seus currículos.
Ao mesmo tempo, os erros diagnósticos cada vez mais despontam como uma das principais epidemias da atualidade.
Alguns estudos sugerem que os erros diagnósticos estão entre as seis maiores causas de mortes nos Estados Unidos – à frente de acidentes automobilísticos e mortes por violência!
Outros estudos mostram que mais ou menos um em cada dez diagnósticos que os médicos fazem está errado.
Como médicos e docentes preocupados com a qualidade da formação médica, não poderíamos ficar inertes diante desse quadro!
E a maneira que encontramos para colaborar foi esta: criar um site para oferecer recursos de qualidade e de fácil acesso sobre os fundamentos do raciocínio clínico diagnóstico para os médicos e estudantes de Medicina brasileiros.
Existem na literatura diversas definições de “raciocínio clínico.”
A definição que adotamos neste site, por julgarmos mais didática e mais adequada à realidade clínica, é a proposta pela Association for Medical Education in Europe (AMEE):
O raciocínio clínico engloba a tomada de decisões em qualquer nível do atendimento ao paciente, desde o diagnóstico e a investigação até o tratamento e o prognóstico.
Todos esses níveis são importantes – mas o foco principal deste site é o raciocínio clínico aplicado ao processo diagnóstico, pois acreditamos que o desenvolvimento das competências diagnósticas dos estudantes de Medicina e jovens médicos é uma necessidade mais profunda e mais urgente – e onde mais podemos ajudar!
contato@raciocinioclinico.com.br !
e muito mais!
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Parabéns pela iniciativa! Realmente há uma deficiência no currículo acadêmico no que concerne a sistematização do raciocínio clínico, esse tema é abordado de forma fragmentada e sem sistematização, conforme a concepção de cada professor, o que dificulta muito para quem está começando a aprender.
Bela iniciativa!
Obrigado Vinicius! Também acreditamos que é fundamental incluir discussões sistematizadas sobre os fundamentos do raciocínio clínico diagnóstico nos currículos de todos os cursos de Medicina, para ajudar na prevenção de erros diagnósticos e na promoção da segurança do paciente. Um abraço,