Aplicativo para diagnóstico diferencial: escolhemos os 4 melhores!

Aplicativo para diagnóstico diferencial? Quem precisa disso?

A resposta é: todo mundo!

O blog Raciocínio Clínico selecionou as 4 melhores opções de aplicativo para diagnóstico diferencial disponíveis no mercado.

Aplicativo para diagnóstico diferencial - Raciocínio Clínico

Todos eles têm um funcionamento mais ou menos semelhante: você entra os dados do paciente, e ele retorna uma lista de hipóteses diagnósticas que se aplicam ao caso. Uma mão na roda para você organizar melhor sua investigação diagnóstica e não esquecer nenhuma hipótese importante! Afinal, diagnosticar é uma tarefa difícil, e toda ajuda é bem vinda.

Está diante de um diagnóstico difícil? Um caso diferente? Uma zebra? Experimente usar um aplicativo para diagnóstico diferencial!

Confira nossa lista:

DXplain

Este provavelmente foi o primeiro bom aplicativo para diagnóstico diferencial. Produzido em 1987 pelo famoso Massachussetts General Hospital (ou, para os íntimos, o “MassGen”), o DxPlain acumulou ao longo das décadas cerca 2.500 doenças e 6.000 “achados” (sintomas, sinais, resultados de laboratório etc.).

Aplicativo para diagnóstico diferencial - DxPlain

Como funciona? O médico insere os dados clínicos no aplicativo e ele retorna uma lista de hipóteses por ordem de importância, e ainda explica por que essas hipóteses estão na lista. Depois, você pode acrescentar mais dados (se quiser) para ajudar a refinar sua lista de hipóteses diagnósticas.

Característica única do DxPlain: permite a entrada de dados “negativos” (“ausência de edema”, “sem febre”) o que ajuda a excluir algumas possibilidades da lista.

O DxPlain também oferece descrições dos achados e das doenças, com links para referências selecionadas e para buscas adicionais no PubMed e no Google.

Está disponível online (em inglês) somente para instituições (escolas médicas, hospitais e clínicas), através de subscrição anual. Não há assinatura individual.

O custo é variável para cada instituição, mas há a possibilidade de teste grátis no primeiro mês.

Maiores informações em: http://www.mghlcs.org/projects/dxplain

VisualDx

Antigamente apenas uma ferramenta para diagnóstico em Dermatologia, agora o VisualDx transformou-se num ótimo aplicativo para diagnóstico diferencial em medicina geral.

Aplicativo para diagnóstico diferencial - VisualDx

O Visual Dx é baseado na Web e permite aos profissionais de saúde construir seu próprio diagnóstico diferencial personalizado, usando sua vastíssima (e ótima!) biblioteca de imagens médicas e sua tecnologia de buscas.

Característica única do VisualDx: O “Sympticon”, um método gráfico para comunicar um padrão de sintomas, que é muito prático para revisar, comparar e entender diferentes variantes de doenças.

Funciona em desktops ou dispositivos com Android ou iOS (em inglês). Além disso, tem compatibilidade com diversos prontuários eletrônicos (não testamos esta função) e com o UpToDate (o que facilita a busca de informações adicionais, mas exige a assinatura de ambos os produtos).

O custo é de 39,99 dólares/mês, ou 399,99 dólares/ano (mas tem um descontinho para residentes e um descontão para estudantes – cai pela metade!). Dá para testar sem custo nos primeiros 30 dias.

* Uma ferramenta opcional é o DermExpert, que avalia fotos de lesões de pele dos seus pacientes e oferece um diagnóstico diferencial (só em iOS, com custo adicional).

Maiores informações em: https://www.visualdx.com/

Isabel

Este é o nosso preferido! O IsabelDx processa linguagem natural e faz uma pesquisa em uma ampla base de dados sobre apresentações de doenças para gerar um diagnóstico diferencial.

Aplicativo para diagnóstico diferencial - Isabel

Este excelente aplicativo para diagnóstico diferencial cobre mais de 10 mil condições diferentes, para todas as faixas etárias e todas as especialidades médicas. As hipóteses diagnósticas mais relevantes são marcadas com “red flags”.

Característica única do Isabel: Só apresenta resultados de doenças que se aplicam à faixa etária, sexo e localização geográfica do paciente. (Probleminha: percebemos que, ao informar que nosso paciente mora no Brasil, sempre aparece malária entre as hipóteses – independente de quais sejam os sintomas!)

Pode ser instalado em dispositivos móveis ou acessado pela internet (em inglês).

A assinatura é individual e custa 149 dólares por ano (individual) ou 219 dólares/ano (Premium). Mas tem um segredinho: se você morar num país de terceiro mundo (ou, como eles chamam, uma EEN, “Emergent Economy Nation”), eles te dão 50% de desconto! (Também há desconto para estudantes.) Oferece a opção de teste grátis durante 10 dias.

Há opção para assinatura institucional, e é compatível com alguns prontuários eletrônicos.

* Para educadores: o Isabel oferece um serviço chamado Clinical Educator, com casos clínicos para alunos avaliarem e sugerirem diagnósticos. Os professores podem depois acessar e avaliar o desempenho dos estudantes.

Maiores informações em: https://www.isabelhealthcare.com/

Xebra

O Xebra, ou XebraPro, combina uma variedade de estratégias estatísticas e de análises de dados para mimetizar o funcionamento cognitivo de um médico de verdade.

Aplicativo para diagnóstico diferencial - XebraPro

Este aplicativo para diagnóstico diferencial pode processar qualquer número e qualquer combinação de sintomas, sinais, exames complementares, medicações e antecedentes para gerar uma lista de diagnóstico diferencial ordenada por probabilidade (inclusive com “red flags” para as mais relevantes).

Segundo o fabricante, a ideia é evitar o “fechamento prematuro” (causa mais comum de erro diagnóstico, como já vimos em um post anterior).

Característica única do Xebra: Uma das funções mais interessantes é o guia de investigação (“Workup Guide”), que sugere uma sequência de etapas para conduzir a avaliação diagnóstica, com base nas melhores evidências (inclusive indicando quais testes adicionais são os mais adequados e quais são os mais urgentes).

O público-alvo do Xebra são estudantes de medicina, residentes e outros profissionais de saúde. Há 2 modos de funcionamento: o clínico (XebraDDX) e o educacional (XebraED).

Todos os produtos dão acesso a recursos educacionais, mas os pacotes XebraPro e XebraED ainda oferecem plataformas para discussão de casos clínicos com outros médicos. (Em inglês, claro.)

Roda como app em dispositivos móveis com Android ou iOS.

O custo é de 30 dólares/ano. É possível testar gratuitamente por um mês (às vezes, mais).

Maiores informações no endereço: https://www.xebrapro.com/

* BÔNUS!

Um aplicativo para diagnóstico diferencial em português!!!

Dr. Diagnóstico

A PEBMED, maior produtora de apps médicos do Brasil (e responsável pelo clássico Whitebook) também oferece este aplicativo para diagnóstico diferencial.

Aplicativo para diagnóstico diferencial - Dr. Diagnóstico

O Dr. Diagnóstico oferece listas bastante completas de hipóteses diagnósticas (divididas em “comuns”, “incomuns” e “raras”) para cada grande síndrome, sinal ou sintoma.

Também tem uma aba com os critérios diagnósticos de dezenas de doenças.

Embora seja bem mais simples que os outros aplicativos listados acima, o Dr. Diagnóstico funciona para não deixar passar aquela hipótese que você não lembraria sem ajuda. E o mais importante: é em português.

Custa R$ 11,90, e roda em iOS e Android.

* Em tempo: o próprio Whitebook acaba tendo algumas funções que ajudam no diagnóstico diferencial. Por exemplo: os menus “Medicina Interna” e “Atlas de Dermatologia” oferecem textos contendo o diagnóstico diferencial e as causas mais freqüentes para cada grande síndrome ou achado clínico listado ali.

Maiores informações em: https://pebmed.com.br/

Você conhece mais algum aplicativo para diagnóstico diferencial?

Mande para a gente através do nosso formulário de Contato (acima) ou na seção de Comentários (abaixo deste post)!

Gostou?

INSCREVA-SE para ser ASSINANTE do nosso blog e receber todas as nossas atualizações, direto no seu email e ainda baixar todos nossos ebooks! É rápido, é fácil, e é grátis!

Seja nosso assinante!

Informe seu nome e email para receber grátis todas nossas novidades!

• edita falco

Confess am old fashioned and value very much clinical exam,,but recognize that is a valuable tool for skin diseases

• You are right Edita, those are excellent tools to help you broaden your differential diagnosis AFTER you have collected a good history and performed a good clinical exam. Thank you