Como definir os objetivos de estudo?

Como saber onde estudar?

Como saber se estudei o suficiente?

Como organizar meu tempo para estudar?

Como ser um bom coordenador ou um bom secretário no tutorial?

O que o tutor leva em conta ao me avaliar?

Como posso aprender mais no PBL?

Como definir os objetivos de estudo?

Como saber onde estudar?

Como saber se estudei o suficiente?

Como organizar meu tempo para estudar?

Como ser um bom coordenador ou um bom secretário no tutorial?

O que o tutor leva em conta ao me avaliar?

Como posso aprender mais no PBL?

OK, então você entra na faculdade, contente, e se depara com um tal de PBL ou alguma metodologia ativa de outro nome (mas que no fundo é bem parecido). 

A adaptação é difícil, você sofre e se desgasta (já que nunca estudou assim) e tem dúvidas se isso é mesmo para você ou até se funciona.

Sem contar as experiências ruins que todos passam, com colegas e tutores.

Sabendo e tendo passado por essas coisas, criamos algo para ajudar você.

É o Manual de Sobrevivência ao PBL.

Algumas dúvidas comuns dos iniciantes no PBL são: Como definir os objetivos de estudo? Como saber onde estudar? Como saber se estudei o suficiente? Como organizar meu tempo para estudar? Como ser um bom coordenador ou um bom secretário no tutorial? O que o tutor leva em conta ao me avaliar? Como posso aprender mais no PBL?

Este curso foi criado para dar apoio a esses estudantes que estão cursando (ou vão começar a cursar) Medicina em faculdades com PBL. A intenção é trazer ideias, conceitos e estratégias que ajudem os estudantes a entenderem melhor qual é seu papel no PBL e o que eles podem fazer para otimizar sua aprendizagem.

O curso foi preparado por docentes e estudantes de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), uma das pioneiras na adoção do PBL no Brasil, que compartilham aqui muitos anos de estudo, experiência e reflexão sobre o método.

No curso, esses docentes e estudantes da UEL revelam todos os segredos que vão ajudar você a aproveitar ao máximo o PBL. Depois deste curso, você vai conseguir turbinar sua aprendizagem e otimizar sua formação como profissional médico de excelência. Afinal, no PBL, a sua aprendizagem depende, mais do que nunca, de você mesmo!

O curso tem 16 aulas, organizadas em três módulos, e muitos materiais extra e sugestões de recursos e aplicativos que vão ajudar a organizar seu estudo e melhorar seu desempenho.

OK, então você entra na faculdade, contente, e se depara com um tal de PBL ou alguma metodologia ativa de outro nome (mas que no fundo é bem parecido). 

A adaptação é difícil, você sofre e se desgasta (já que nunca estudou assim) e tem dúvidas se isso é mesmo para você ou até se funciona.

Sem contar as experiências ruins que todos passam, com colegas e tutores.

Sabendo e tendo passado por essas coisas, criamos algo para ajudar você.

É o Manual de Sobrevivência ao PBL (e outras metodologias ativas).

Algumas dúvidas comuns dos iniciantes no PBL são: Como definir os objetivos de estudo? Como saber onde estudar? Como saber se estudei o suficiente? Como organizar meu tempo para estudar? Como ser um bom coordenador ou um bom secretário no tutorial? O que o tutor leva em conta ao me avaliar? Como posso aprender mais no PBL?

Este curso foi criado para dar apoio a esses estudantes que estão cursando ou vão começar a cursar Medicina em faculdades com PBL. A intenção é trazer ideias, conceitos e estratégias que ajudem os estudantes a entenderem melhor qual é seu papel no PBL e o que eles podem fazer para otimizar sua aprendizagem.

O curso foi preparado por docentes e estudantes de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), uma das pioneiras na adoção do PBL no Brasil, que compartilham aqui muitos anos de estudo, experiência e reflexão sobre o método.

No curso, esses docentes e estudantes da UEL revelam todos os segredos que vão ajudar você a aproveitar ao máximo o PBL. Depois deste curso, você vai conseguir turbinar sua aprendizagem e otimizar sua formação como profissional médico de excelência. Afinal, no PBL, a sua aprendizagem depende, mais do que nunca, de você mesmo!

O curso tem 16 aulas, organizadas em três módulos, e muitos materiais extra e sugestões de recursos e aplicativos que vão ajudar a organizar seu estudo e melhorar seu desempenho.

QUERO FAZER O CURSO

atenção: essa página de vendas do curso será encerrada domingo (meia-noite)

Não se convenceu? Assista essa aula GRÁTIS!

ESTE CURSO ENSINA O QUÊ?

Este curso vai tratar de como aproveitar bem esses 4 anos de PBL.

Aprenda a superar dificuldades de estudo e de organização de tempo.

Transforme aquelas avaliações chatas no final do tutorial em algo produtivo.

Saiba como falar bem e fazer seu estudo valer a pena.

Seja um bom coordenador ou secretário no tutorial.

E tem mais!

Conhecemos bem suas angústias e problemas!

ESTE CURSO É SOBRE O QUÊ?

Este curso vai ensinar como viver bem esses 4 anos de PBL.

Aprenda a superar dificuldades de estudo e de organização de tempo.

Transforme aquelas avaliações chatas no final do tutorial em algo produtivo.

Saiba como falar bem e fazer seu estudo valer a pena.

Seja um bom coordenador ou secretário no tutorial.

E muito mais!

Conhecemos bem suas angústias e problemas!

QUEM SOMOS?

O Dr. Pedro Gordan, ex-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi quem trouxe o PBL para o Brasil há 25 anos. Logo, conhecemos as origens, deficiências e pontos positivos do método.

O Dr. Fabrizio Prado é médico nefrologista, formado pela primeira turma do PBL na UEL, onde hoje é professor de Nefrologia; editor do site Raciocínio Clínico (raciocinioclinico.com.br).

O Dr. Leandro Diehl trabalha há anos anos junto à coordenação do curso de Medicina da UEL e conhece os tutores e alunos.

O Alexandre Bissoli Júnior é estudante da 2ª série de Medicina na UEL, editor júnior do site Raciocínio Clínico e membro do programa STARS da Choosing Wisely Brasil.

O Jessé Trinck Salvador é estudante da 3ª série de Medicina na UEL, editor júnior do site Raciocínio Clínico e pesquisador na área de Terapia Intensiva.

Com essa equipe, trazemos a combinação das experiências de estudantes e professores que lidam no dia-a-dia com PBL, e compartilhamos as melhores práticas de aprendizado e estratégias para você aprender.

O Dr. Pedro Gordan, ex-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi quem trouxe o PBL para o Brasil há 25 anos. Logo, conhecemos as origens, deficiências e pontos positivos do método.

O Dr. Fabrizio Prado é médico nefrologista, formado pela primeira turma do PBL na UEL, onde hoje é professor de Nefrologia; editor do site Raciocínio Clínico (raciocinioclinico.com.br).

O Dr. Leandro Diehl trabalha há anos anos junto à coordenação do curso de Medicina da UEL e conhece os tutores e alunos.

O Alexandre Bissoli Júnior é estudante da 2ª série de Medicina na UEL, editor júnior do site Raciocínio Clínico e membro do programa STARS da Choosing Wisely Brasil.

O Jessé Trinck Salvador é estudante da 3ª série de Medicina na UEL, editor júnior do site Raciocínio Clínico e pesquisador na área de Terapia Intensiva.

Com essa equipe, trazemos a combinação das experiências de estudantes e professores que lidam no dia-a-dia com PBL, e compartilhamos as melhores práticas de aprendizado e estratégias para você aprender.

Não é só aprender

Isso não basta, não é mesmo?

Você gasta horas se preparando para o tutorial, daí na hora a coisa não anda bem, as notas não ficam boas, a sessão fica chata, você não concorda com a avaliação…

Vira um grande desperdício! É preciso tirar notas boas e sair com a sensação de que o tutorial valeu a pena.

Não é só aprender

Isso não basta, não é mesmo?

Você gasta horas se preparando para o tutorial, daí na hora a coisa não anda bem, as notas não ficam boas, a sessão fica chata, você não concorda com a avaliação…

Vira um grande desperdício! É preciso tirar notas boas e sair com a sensação de que o tutorial valeu a pena.

O que vai ter no curso?

Neste curso vamos mostrar todos os segredos para ajudar você a:

  • falar melhor no tutorial;
  • aproveitar o tutor para aprender mais;
  • saber “até onde ir” no estudo;
  • organizar seu tempo e estudos;
  • fazer anotações que realmente ajudem no seu aprendizado;
  • desempenhar bem as funções de secretário e coordenador.

O que vai ter no curso?

Neste curso vamos mostrar todos os segredos para ajudar você a:

  • falar melhor no tutorial;
  • aproveitar o tutor para aprender mais;
  • saber “até onde ir” no estudo;
  • organizar seu tempo e estudos;
  • fazer anotações que realmente ajudem no seu aprendizado;
  • desempenhar bem as funções de secretário e coordenador.

QUERO FAZER O CURSO

atenção: essa página de vendas do curso será encerrada domingo (meia-noite)

CONTEÚDO DO CURSO:

Módulo 1 – Como você aprende: 

As bases da sua inteligência; Neuroaprendizagem; Pensamento crítico; Carga cognitiva.

Módulo 2 – Mão na massa: 

Não consigo me organizar; Até onde ir no tutorial? Você sabe resumir? Escrevendo seu tutorial.

Módulo 3 – A hora da verdade

Como ser coordenador? Como ser secretário? Como apresentar o que eu estudei? Como o tutor faz a avaliação? Como turbinar minha aprendizagem?

Conheça a história do PBL no Brasil

A Aprendizagem Baseada em Problemas, ou Problem-Based Learning (PBL), é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem que foi inventada na década de 60 na Universidade McMaster, no Canadá. No Brasil, as duas primeiras escolas médicas a adotar PBL foram a Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), em meados dos anos 90. 

No PBL, o estudante assume o papel central do processo de ensino-aprendizagem, com os professores como mediadores. Os estudantes se reúnem em pequenos grupos de discussão (tutoriais) onde buscam explicações para problemas construídos pelos professores, usando conhecimento prévio. Depois, fazem estudo individual para preencher as lacunas de conhecimento identificadas e discutem o novo conhecimento em grupo, até que os objetivos de estudo sejam atingidos. 

Dezenas de faculdades de Medicina no Brasil adotam a metodologia PBL, pois as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) estabelecem que os cursos de Medicina devem usar metodologias ativas de ensino-aprendizagem centradas no estudante. 

Só que o ingresso em um curso de Medicina com método PBL costuma trazer muitas dúvidas, inseguranças e dificuldades para os estudantes, que chegam acostumados com métodos mais “tradicionais”, como as aulas expositivas do terceirão e cursinho.

Conheça a história do PBL no Brasil

A Aprendizagem Baseada em Problemas, ou Problem-Based Learning (PBL), é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem que foi inventada na década de 60 na Universidade McMaster, no Canadá. No Brasil, as duas primeiras escolas médicas a adotar PBL foram a Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), em meados dos anos 90. 

No PBL, o estudante assume o papel central do processo de ensino-aprendizagem, com os professores como mediadores. Os estudantes se reúnem em pequenos grupos de discussão (tutoriais) onde buscam explicações para problemas construídos pelos professores, usando conhecimento prévio. Depois, fazem estudo individual para preencher as lacunas de conhecimento identificadas e discutem o novo conhecimento em grupo, até que os objetivos de estudo sejam atingidos. 

Dezenas de faculdades de Medicina no Brasil adotam a metodologia PBL, pois as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) estabelecem que os cursos de Medicina devem usar metodologias ativas de ensino-aprendizagem centradas no estudante. 

Só que o ingresso em um curso de Medicina com método PBL costuma trazer muitas dúvidas, inseguranças e dificuldades para os estudantes, que chegam acostumados com métodos mais “tradicionais”, como as aulas expositivas do terceirão e cursinho.

COMPRE COM SEGURANÇA

De acordo com a Lei do Consumidor, na compra do curso,  você terá uma garantia de 7 DIAS.

Ou seja, cancelando antes deste prazo, o valor pago pelo curso será devolvido integralmente.

De acordo com a Lei do Consumidor, na compra do curso, você terá uma garantia de 7 DIAS.

Ou seja, cancelando antes deste prazo, o valor pago pelo curso será devolvido integralmente.

FAQ

1 - Não consigo acessar meu curso, esqueci minha senha e/ou meu email de acesso. E agora?

Fique tranquilo(a). O endereço do curso está no email de boas-vindas que você recebeu assim que fez sua inscrição, no link “Acessar”. Na tela de login, basta você clicar na opção “Esqueci minha senha”, preencher seu email e pronto! Enviaremos um link e um código de verificação para você trocar sua senha. Lembre-se de conferir sua caixa de lixo eletrônico / spam (ou as abas “Promoções” ou “Social” no Gmail) quando solicitar a sua senha, pois muitas vezes nossas mensagens acabam indo parar lá. Caso tenha esquecido qual email você usou para fazer sua inscrição, mande uma mensagem para suporte@eduzz.com junto com seu CPF em anexo. Localizaremos o seu email e avisaremos você!

2 - Fui acessar o meu curso e encontrei algumas aulas bloqueadas. Quando serão liberadas?

Algumas aulas definidas como bônus serão liberadas de forma programada alguns dias depois da sua inscrição e primeiro acesso ao curso, como programado pelos professores. A data prevista para liberação dessas aulas está indicada logo abaixo do título da aula, na página do curso.

3 - O meu acesso às aulas e ao material do curso fica liberado até quando?

O seu acesso a todas as aulas e materiais do curso ficará disponível para você por um ano após a data da sua inscrição.

4 - Como faço para alterar o meu email para acesso ao curso?

Envie uma solicitação de alteração de e-mail junto ao seu CPF para o nosso suporte através do suporte@eduzz.com. Realizaremos a alteração para você!

5 - Dá para assistir do celular?

As aulas, exercícios e materiais do curso podem ser acessadas de qualquer aparelho com acesso à internet: celular, tablet, notebook ou desktop – o que você preferir.

6 - O curso tem certificado? De quantas horas? Como faço para emitir o certificado?

O curso tem certificado com carga horária total de 30 horas de atividades. O certificado será emitido automaticamente pela plataforma do curso assim que você completar 75% de conclusão do curso (a plataforma faz o controle de quantas aulas você já assistiu de forma automática). Quando você chegar a 75% de atividades concluídas, vai aparecer um botão verde “Emitir certificado” no topo da página do curso, junto à barra de progresso que indica quantos % do curso você já completou. Aí é só clicar nesse botão e baixar ou imprimir o PDF que aparecerá para você.

7 - E se eu quiser alterar o meu nome no certificado?

Basta clicar na opção do seu “Perfil”, no canto superior direito da página do curso, alterar o seu nome da forma que você deseja e salvar as alterações. Depois disso, clique na opção “Certiificados” e emita o certificado novamente, já vai sair com seu nome corrigido.

8 - E se eu não gostar do curso e quiser cancelar minha inscrição e pedir reembolso?

Você tem direito a cancelar sua inscrição e receber integralmente o valor da sua inscrição de volta, até 7 (sete) dias depois da inscrição. Para isso, basta enviar sua solicitação para o email cursos@raciocinioclinico.com.br .

9 - É possível ganhar um desconto para fazer inscrição de um grupo de pessoas?

Entre em contato com os professores pelo endereço: cursos@raciocinioclinico.com.br para discutir as possibilidades no caso de inscrições em grupo.

10 - Como eu faço para falar com os professores do curso?

Para qualquer assunto, dúvida, comentário ou sugestão que você queira enviar aos professores, basta enviar um email para o endereço: cursos@raciocinioclinico.com.br .