QUEM SOMOS:

NOSSA MISSÃO: Renovar a educação médica pelo raciocínio clínico e compromisso pessoal para alcançar o cuidado de excelência.

NOSSA VISÃO: Ser referência em educação médica e raciocínio clínico com qualidade e credibilidade.

NOSSOS VALORES:
Credibilidade e qualidade
Relevância prática
Liberdade de criação
Tecnologia e revolução digital
Aprofundamento crescente

Este site foi criado em 2017 por três professores de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

1) o Dr. Pedro Gordan, nefrologista e docente com mais de 40 anos de experiência, e inspiração para os outros dois;

2) o Dr. Leandro Diehl, endocrinologista e aficcionado por educação médica e tecnologia;

3) e o Dr. Fabrizio Prado, nefrologista e apaixonado por clínica, humanismo e educação.

Desde o início, quando este site ainda era apenas um blog despretensioso, os editores se esforçaram para oroduzir material de qualidade sobre raciocínio clínico, erros diagnósticos e educação médica, de forma 100% gratuita e com um enfoque voltado para a prática clínica do dia a dia.

Desde então, o projeto foi crescendo, novas colaborações foram surgindo, fomos avançamos para outras mídias e alcançando um número cada vez maior de pessoas.

Hoje, o raciocinioclinico.com.br é o maior site do Brasil sobre o processo de raciocínio diagnóstico – e queremos crescer ainda mais, para ajudar todos os médicos e estudantes de Medicina brasileiros a chegarem cada vez mais perto da excelência na profissão médica!

Nosso grande sonho é ajudar a aumentar a segurança dos nossos pacientes, por meio da redução de erros diagnósticos.

Vamos juntos nessa jornada!

 CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE OS EDITORES DESTE SITE:

DR. PEDRO GORDAN

O grande mentor deste projeto. Mais de 40 anos de vasta experiência como nefrologista, clínico e docente de Medicina.

BIOGRAFIA

  • Médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1967
  • Especialista em Nefrologia
  • Doutor em Medicina
  • Mestre em Educação de Profissionais de Saúde
  • Professor de Nefrologia da UEL (1970 a 2014)
  • Professor titular de Nefrologia do Centro Universitário São Lucas (UniSL)
  • Ex-reitor da UEL (2001-2002)
  • Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (2005-2006)

Quem é o Dr. Pedro Gordan? (por ele mesmo)

Sou o decano deste grupo de médicos. De uma certa forma, também sou a maior influência para a dedicação do grupo ao raciocínio clínico, dentro das suas atividades médicas e educacionais.

Sou formado há mais de 50 (é isso mesmo, cinquenta, falei!) anos, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com muito orgulho. Fiz residência no Hospital de Clínicas da UFPR, em Curitiba, e pós-graduação pela Université René Descartes, em Paris.

Convidado a fazer parte do corpo docente do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ali trabalhei por (curtos) 43 anos como docente de Clínica Médica, na área de Nefrologia. Sempre estive ligado às questões educacionais e administrativas, tendo sido, pela ordem: diretor clínico do Hospital Universitário (HU/UEL), coordenador do Colegiado de Medicina, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UEL), reitor da UEL e presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

Mas me pergunte o que mais gostei de fazer: ser preceptor de internato e de residência médica por zilhões de anos, e coordenador das reuniões de discussão de casos clínicos por esse mesmo período.

Sempre me dediquei ao cuidado das pessoas. Isso serviu de motivação para desenvolver este trabalho na área de raciocínio clínico, para, na falta de definição melhor, cuidar das pessoas de forma integral e consciente.

Ainda presto serviços ao Centro Universitário São Lucas (Porto Velho/RO), como Professor Titular, onde desenvolvemos um pioneiro Curso de Nefrologia para a graduação em Medicina usando metodologia híbrida (semipresencial) – isso, há mais de 10 anos!

O desenvolvimento deste site de raciocínio clínico prende-se à certeza que ele será útil para estudantes, residentes e jovens médicos para ordenar seus pensamentos e ajudá-los a desenvolver técnicas que vão aprimorar suas capacidades de exercer suas atividades clínicas com mais segurança.

DR. LEANDRO DIEHL

O administrador da página e geek do grupo. Endocrinologista, docente e pesquisador na área de games e educação médica.

BIOGRAFIA

  • Médico formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2000
  • Especialista em Clínica Médica e Endocrinologia
  • Mestre em Medicina e Ciências da Saúde
  • Doutor em Biotecnologia / Ensino na Saúde
  • Professor de Semiologia e Clínica Médica na UEL
  • Vice-coordenador do Curso de Medicina da UEL

Quem é o Dr. Leandro Diehl? (por ele mesmo)

Sou médico formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atuo como docente desde que terminei a residência, em 2005.

Gosto tanto da carreira docente que dou aula sobre um monte de coisas!

Na UEL, sou docente de Semiologia e Clínica Médica, coordenador docente da Liga Acadêmica de Clínica Médica e Raciocínio Clínico, e nos últimos anos tive a honra de herdar as discussões de casos clínicos do internato médico (trabalho que antes era feito pelo Dr. Pedro Gordan).

Também dei aulas de Endocrinologia no Medcel, de 2006 a 2016, e sou professor de Nefrologia no Centro Universitário São Lucas, em Porto Velho/RO, desde 2010.

A partir de uma ideia ousada do Dr. Pedro Gordan (uma das minhas maiores inspirações na vida pessoal e profissional), também virei game designer: ajudei a desenvolver um jogo para educação médica sobre o uso de insulina, o InsuOnLine. Com esse game, ganhei o título de campeão brasileiro da Microsoft Imagine Cup em 2013. Além disso, a avaliação da efetividade educacional do InsuOnLine foi o tema da minha tese de doutorado, em 2015. (Veja AQUI os principais resultados desse estudo.)

Meu estudo e dedicação à área da Educação Médica me fizeram perceber que, na grande maioria das escolas médicas, falta uma discussão mais aprofundada sobre o Raciocínio Clínico.

Em geral, ensinamos aos alunos como são as doenças e como coletar história e fazer exame físico dos pacientes, mas não costumamos ensinar como o aluno deve raciocinar em cima dessas informações para conseguir fazer diagnósticos corretos. É essa lacuna que queremos preencher, com nosso trabalho neste site!

Sou gaúcho de Carazinho/RS, gremista de coração, casado e tenho 2 filhos lindos.

DR. FABRIZIO PRADO

Nefrologista, docente e um grande interessado em educação médica, ética médica, humanismo e profissionalismo.

BIOGRAFIA

  • Médico formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2003
  • Especialista em Clínica Médica e Nefrologia
  • Mestre em Medicina e Ciências da Saúde
  • Professor de Nefrologia na UEL desde 2011
  • Professor de Nefrologia no Centro Universitário São Lucas, em Porto Velho/RO, desde 2019

Quem é o Dr. Fabrizio Prado? (por ele mesmo)

Sou londrinense, formado pela gloriosa Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também fiz a residência de Clínica Médica. Logo em seguida, parti para a minha grande paixão, que é a Nefrologia.

Três grandes nomes me inspiraram, e inspiram até hoje: Dr. Pedro Gordan, Dr. Altair Mocelin (que, infelizmente, já nos deixou) e Dr. Vinícius Delfino.

A prática desses três me marcou e motivou muito, principalmente pela sua dedicação aos pacientes, seu empenho em buscar o diagnóstico, e seu vasto conhecimento médico. Por isso mesmo escolhi a Nefrologia, pois me parecia que era onde eu poderia saber de tudo, uma vez que nessa especialidade lidamos com todo tipo de pacientes e com problemas de diversas áreas.

Desde 2011 sou docente da Nefrologia da UEL, profissão que me realiza muito. É muito empolgante e motivador estar com os alunos e ser responsável pela formação deles. Além disso, trabalhar diariamente com outros colegas muito capacitados é um desafio constante para melhorar e dar o máximo.

Sou também um apaixonado por Educação Médica, humanidades, ética e artes. Levo adiante um projeto de ensino e pesquisa em profissionalismo e identidade profissional, e tenho projetos extracurriculares nas humanidades médicas. 

Sou casado e tenho 3 filhos, uma família que me dá muitas alegrias e equilíbrio em minha vida.

Quanto ao raciocínio clínico, esse tenho estudado há mais de 10 anos. Através desse estudo, creio que fui capaz de melhorar minhas habilidades, e também pude ajudar os alunos a terem maior interesse e ferramentas para dominarem essa ciência e essa arte.

Percebo que o raciocínio clínico é uma área pouco ensinada, e que muitos médicos a desconhecem. Por isso aceitei a missão de escrever este site: para te mostrar que há uma estrutura e estratégias de raciocínio clínico que podem ser aprendidas, desenvolvidas e utilizadas com êxito na sua prática.

Tudo isso para ajudar você a se tornar um mestre no diagnóstico!

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NA NOSSA COMUNIDADE DE RACIOCÍNIO CLÍNICO!

DISCUSSÕES DE CASOS | PARTICIPAÇÃO EM NOSSAS LIVES | CONTEÚDOS EXCLUSIVOS | WEBINARS | CURSOS

parceiros