QUEM SOMOS
NOSSA MISSÃO: oferecer material de qualidade sobre raciocínio clínico para que você aprenda mais, pense melhor, acerte mais diagnósticos e melhore sua prática médica.
NOSSA VISÃO: Ser referência em raciocínio clínico e educação médica, com qualidade e credibilidade.
NOSSOS VALORES:
– Credibilidade e qualidade;
– Relevância prática;
– Liberdade de criação;
– Tecnologia e revolução digital;
– Aprofundamento crescente.
Este site foi criado em 2017 por três professores de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL):
1) o Dr. Pedro Gordan, nefrologista e docente com mais de 40 anos de experiência, e inspiração para os outros dois;
2) o Dr. Leandro Diehl, endocrinologista e aficcionado por educação médica e tecnologia;
3) e o Dr. Fabrizio Prado, nefrologista e apaixonado por clínica, humanismo e educação.
Desde o início, quando este site ainda era apenas um blog despretensioso, os editores se esforçaram para produzir material de qualidade sobre raciocínio clínico, erros diagnósticos e educação médica, de forma 100% gratuita e com um enfoque voltado para a prática do dia-a-dia de médicos e estudantes de Medicina.
Desde então, o projeto foi crescendo, novas colaborações foram surgindo, fomos avançando para outras mídias e alcançando um número cada vez maior de pessoas.
Hoje, o raciocinioclinico.com.br é o maior site do Brasil sobre o processo de raciocínio clínico diagnóstico, com mais de um milhão de acessos ao longo destes últimos anos.
Mas ainda é pouco! Queremos crescer ainda mais, para ajudar todos os médicos e estudantes de Medicina brasileiros a desenvolverem suas habilidades diagnósticas e assim chegarem cada vez mais perto da excelência na profissão médica!
Nosso grande sonho é contribuir para aumentar a segurança dos nossos pacientes, por meio da redução de erros diagnósticos.
Vamos juntos nessa jornada!
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE OS EDITORES DESTE SITE:
DR. PEDRO GORDAN
O grande mentor deste projeto. Mais de 40 anos de vasta experiência como nefrologista, clínico e docente de Medicina.
BIOGRAFIA
- Médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1967
- Especialista em Nefrologia
- Doutor em Medicina
- Mestre em Educação de Profissionais de Saúde
- Professor de Nefrologia da UEL (1970 a 2014)
- Professor titular de Nefrologia do Centro Universitário São Lucas (UniSL)
- Ex-reitor da UEL (2001-2002)
- Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (2005-2006)
Quem é o Dr. Pedro Gordan? (por ele mesmo)
Sou o decano deste grupo de médicos. De uma certa forma, também sou a maior influência para a dedicação do grupo ao raciocínio clínico, dentro das suas atividades médicas e educacionais.
Sou formado há mais de 50 (é isso mesmo, cinquenta, falei!) anos, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com muito orgulho. Fiz residência no Hospital de Clínicas da UFPR, em Curitiba, e pós-graduação pela Université René Descartes, em Paris.
Convidado a fazer parte do corpo docente do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ali trabalhei por (curtos) 43 anos como docente de Clínica Médica, na área de Nefrologia. Sempre estive ligado às questões educacionais e administrativas, tendo sido, pela ordem: diretor clínico do Hospital Universitário (HU/UEL), coordenador do Colegiado de Medicina, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UEL), reitor da UEL e presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).
Mas me pergunte o que mais gostei de fazer: ser preceptor de internato e de residência médica por zilhões de anos, e coordenador das reuniões de discussão de casos clínicos por esse mesmo período.
Sempre me dediquei ao cuidado das pessoas. Isso serviu de motivação para desenvolver este trabalho na área de raciocínio clínico, para, na falta de definição melhor, cuidar das pessoas de forma integral e consciente.
Ainda presto serviços ao Centro Universitário São Lucas (Porto Velho/RO), como Professor Titular, onde desenvolvemos um pioneiro Curso de Nefrologia para a graduação em Medicina usando metodologia híbrida (semipresencial) – isso, há mais de 10 anos!
O desenvolvimento deste site de raciocínio clínico prende-se à certeza que ele será útil para estudantes, residentes e jovens médicos para ordenar seus pensamentos e ajudá-los a desenvolver técnicas que vão aprimorar suas capacidades de exercer suas atividades clínicas com mais segurança.
DR. LEANDRO DIEHL
O administrador da página e geek do grupo. Endocrinologista, docente e pesquisador na área de games, tecnologia e educação médica.
BIOGRAFIA
- Médico formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2000
- Especialista em Clínica Médica e Endocrinologia
- Mestre em Medicina e Ciências da Saúde
- Doutor em Biotecnologia / Ensino na Saúde
- Pós-Doutorando nas Faculdades Pequeno Príncipe
- Professor de Semiologia e Clínica Médica na UEL
- Coordenador do NDE do Curso de Medicina da UEL
Quem é o Dr. Leandro Diehl? (por ele mesmo)
Sou médico formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atuo como docente desde que terminei a residência, em 2005.
Gosto tanto da carreira docente que dou aula sobre um monte de coisas!
Na UEL, sou docente de Semiologia e Clínica Médica, coordenador docente da Liga Acadêmica de Clínica Médica e Raciocínio Clínico, e nos últimos anos tive a honra de herdar as discussões de casos clínicos do internato médico (trabalho que antes era feito pelo Dr. Pedro Gordan).
Também dei aulas de Endocrinologia no Medcel, de 2006 a 2016, e de Nefrologia e Raciocínio Clínico no Centro Universitário São Lucas, em Porto Velho/RO, de 2010 a 2021.
A partir de uma ideia ousada do Dr. Pedro Gordan (uma das minhas maiores inspirações na vida pessoal e profissional), também virei game designer: ajudei a desenvolver um jogo para educação médica sobre o uso de insulina, o InsuOnLine. Com esse game, ganhei o título de campeão brasileiro da Microsoft Imagine Cup em 2013. Além disso, a avaliação da efetividade educacional do InsuOnLine foi o tema da minha tese de doutorado, em 2015. (Veja AQUI os principais resultados desse estudo.)
Meu estudo e dedicação à área da Educação Médica me fizeram perceber que, na grande maioria das escolas médicas, falta uma discussão mais aprofundada sobre o Raciocínio Clínico.
Em geral, ensinamos aos alunos como são as doenças e como coletar história e fazer exame físico dos pacientes, mas não costumamos ensinar como o aluno deve raciocinar em cima dessas informações para conseguir fazer diagnósticos corretos. É essa lacuna que queremos preencher, com nosso trabalho neste site!
Essa mesma motivação me levou a trabalhar, junto com uma grande equipe de docentes do curso, na reformulação do currículo de Medicina da UEL, um curso que é referência nacional em ensino-aprendizagem pois foi um dos primeiros do Brasil a adotar currículo integrado e Problem-Based Learning – PBL. Com a reforma, pretendemos atualizar o curso de Medicina da UEL, incorporando metodologias específicas para aprendizagem do Raciocínio Clínico, como o Case-Based Learning (CBL). Este, inclusive, é o tema do meu trabalho de pós-doutorado na linha de Ensino na Saúde, junto às Faculdades Pequeno Príncipe (Curitiba/PR).
Sou gaúcho de Carazinho/RS, gremista de coração, casado e tenho 2 filhos lindos.
DR. FABRIZIO PRADO
Nefrologista, docente e um grande interessado em educação médica, ética médica, humanismo e profissionalismo.
BIOGRAFIA
- Médico formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2003
- Especialista em Clínica Médica e Nefrologia
- Mestre em Medicina e Ciências da Saúde
- Professor de Nefrologia na UEL desde 2011
- Professor de Nefrologia no Centro Universitário São Lucas, em Porto Velho/RO, desde 2019
Quem é o Dr. Fabrizio Prado? (por ele mesmo)
Sou londrinense, formado pela gloriosa Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também fiz a residência de Clínica Médica. Logo em seguida, parti para a minha grande paixão, que é a Nefrologia.
Três grandes nomes me inspiraram, e inspiram até hoje: Dr. Pedro Gordan, Dr. Altair Mocelin (que, infelizmente, já nos deixou) e Dr. Vinícius Delfino.
A prática desses três me marcou e motivou muito, principalmente pela sua dedicação aos pacientes, seu empenho em buscar o diagnóstico, e seu vasto conhecimento médico. Por isso mesmo escolhi a Nefrologia, pois me parecia que era onde eu poderia saber de tudo, uma vez que nessa especialidade lidamos com todo tipo de pacientes e com problemas de diversas áreas.
Desde 2011 sou docente da Nefrologia da UEL, profissão que me realiza muito. É muito empolgante e motivador estar com os alunos e ser responsável pela formação deles. Além disso, trabalhar diariamente com outros colegas muito capacitados é um desafio constante para melhorar e dar o máximo.
Sou também um apaixonado por Educação Médica, humanidades, ética e artes. Levo adiante um projeto de ensino e pesquisa em profissionalismo e identidade profissional, e tenho projetos extracurriculares nas humanidades médicas.
Sou casado e tenho 3 filhos, uma família que me dá muitas alegrias e equilíbrio em minha vida.
Quanto ao raciocínio clínico, esse tenho estudado há mais de 10 anos. Através desse estudo, creio que fui capaz de melhorar minhas habilidades, e também pude ajudar os alunos a terem maior interesse e ferramentas para dominarem essa ciência e essa arte.
Percebo que o raciocínio clínico é uma área pouco ensinada, e que muitos médicos a desconhecem. Por isso aceitei a missão de escrever este site: para te mostrar que há uma estrutura e estratégias de raciocínio clínico que podem ser aprendidas, desenvolvidas e utilizadas com êxito na sua prática.
Tudo isso para ajudar você a se tornar um mestre no diagnóstico!