Discutir casos clínicos é uma ótima maneira de desenvolver suas habilidades de raciocínio clínico diagnóstico!

Esta semana, trazemos mais uma novidade para você praticar.

É o nosso primeiro Webcaso!

A ideia é a seguinte: na segunda-feira, publicamos a apresentação inicial de um caso clínico, com um questionário para nossos leitores mandarem suas sugestões. Depois, na quinta-feira da mesma semana, publicamos a continuação do caso clínico com o diagnóstico final e os nossos comentários.

Portanto, segue abaixo o início do caso clínico desta semana. Leia, reflita e depois clique no botão mais embaixo para enviar suas hipóteses e sugerir uma investigação.

A continuação com a resposta do caso sai nesta quinta-feira, 16 de abril.

Webcaso #1

Webcaso 1 - uma dor que não passa - dor abdominalUma mulher de de 72 anos procurou o pronto-socorro por dor abdominal aguda.

A dor havia começado há cerca de 12 horas. Era uma dor tipo pontada, constante, localizada em epigástrio e hipocôndrio esquerdo.

No início, a dor era leve mas foi piorando até atingir uma intensidade 7/10, o que fez a paciente buscar atendimento.

Ela negava qualquer fator desencadeante ou fator de piora. Havia tomado medicações analgésicas por via oral sem melhora nenhuma.

Negava náuseas, vômitos, alterações do hábito intestinal, febre ou perda de peso. Não tinha nenhuma outra queixa relacionada a outros sistemas.

Era uma paciente previamente hígida: negava doenças prévias, uso de medicações ou alergias. Também negava etilismo ou tabagismo.

PARTICIPAÇÃO ENCERRADA!