Nesta semana – depois do sucesso estrondoso do nosso I Congresso Brasileiro de Raciocínio Clínico! – retomamos nossos Webcasos quinzenais.

Desta vez, vamos tratar de uma queixa bastante comum – e uma doença nem tanto.

Dispneia é um dos motivos mais frequentes de atendimento médico e tem várias causas possíveis.

Por isso, é importante saber fazer um bom diagnóstico diferencial.

Veja alguns dados interessantes:

causas de dispneia webcaso 26 raciocinio clinico

Uma das possíveis etiologias da dispneia é uma doença pouco comum e pouco lembrada pelos médicos, que costuma demorar mais de 3 anos para ser diagnosticada.

Além disso, essa doença tem índices de sobrevida menores que muitos cânceres!

sobrevida webcaso 26 raciocinio clinico

E aí, já sabe de qual doença estamos falando?

Então não perca nosso Webcaso #26. Nesta semana, vamos discutir DOIS casos clínicos desta doença misteriosa. Vai ser nesta quarta-feira, 11/08, às 19h, no nosso canal do YouTube.

A apresentação inicial desses dois casos está mais abaixo.

O link para acessar a nossa discussão ao vivo está neste botão aqui:

discussão já realizada!

Quer juntar-se à gente nas nossas discussões ao vivo?

Se você tiver interesse em incluir a sua liga ou centro acadêmico para interagir conosco ao vivo numa das próximas discussões, é muito fácil!

Basta mandar uma mensagem para a gente pelo nosso Whatsapp, ou pelo formulário de Contato deste site, ou pelo email: contato@raciocinioclinico.com.br !

CASO 1: UMA CINTA APERTADA E UMA FALTA DE AR CRÔNICA

webcaso 26 uma cinta apertada e uma falta de ar cronica raciocinio clinico 800

Lúcia tem 40 anos e procura atendimento devido a falta de ar há cerca de 18 meses.

Ela está um tanto ansiosa e preocupada pois já passou por algumas consultas nesse intervalo de tempo, mas sem melhora.

Diz que além de obesidade e transtorno de ansiedade, tinha boa saúde, mas há 1 ano e meio fez cirurgia de abdominoplastia e após três dias, iniciou quadro de dispneia aos mínimos esforços e dor torácica que, em consulta com cirurgião, foram atribuídos ao uso da cinta e trauma pós-operatório. Usou ansiolíticos e teve alguma melhora.

CASO 2: EXERCÍCIO CURA TUDO?

Filomena é uma jovem de 23 anos que procura atendimento devido a falta de ar há 3 anos.

Fez consulta com clínico geral há 2 meses que orientou fazer atividades físicas, pois tratava-se de descondicionamento físico.

Ela tentou iniciar os exercícios, mas houve piora progressiva da dispneia, associando-se cianose e lipotimia aos esforços.

CONFIRA COMO FOI ESTA DISCUSSÃO!

GoSTOU?

Quer ver mais discussões de casos clínicos como esta?

Talvez, participar ao vivo das discussões de caso, junto com os editores do site Raciocínio Clínico?

Então, junte-se a nós na RC Academy 2.0 – a primeira plataforma educacional exclusiva para treinamento do raciocínio clínico diagnóstico!