Vamos discutir um novo Webcaso?

Leia o caso abaixo e responda o questionário no final para obter o link da discussão ao vivo, que acontecerá no Zoom nesta quinta-feira 06/08, às 20h30.

Nesta semana, a discussão ao vivo vai contar com a participação especial dos membros da Liga Acadêmica Cardiopulmonar da Universidade Estadual de Feira de Santana (LACPUL-UEFS) e da Liga Acadêmica de Clínica Médica da Universidade Federal do Rio Grande (LACM-FURG).

Na semana que vem, pode ser você!

Quer incluir a sua liga ou centro acadêmico numa das próximas discussões? É fácil! É só mandar uma mensagem para a gente pelo Whatsapp, pelo formulário de Contato deste site ou pelo email: contato@raciocinioclinico.com.br !

Webcaso #9: UM CORREDOR COM FALTA DE AR

Webcaso #9 - Um corredor com falta de ar - Raciocínio Clínico

Um homem de 66 anos, previamente  hígido e com histórico de vida saudável, apresenta tosse há uma semana, desde que retornou de uma viagem à região serrana do Rio de Janeiro. 

Ele mora em São Paulo, onde procurou atendimento com seu médico de confiança. A tosse era seca e ele negava quaisquer outras queixas. Mesmo assim, o médico iniciou tratamento com azitromicina e prednisona, mas não houve melhora do quadro.

Na última noite, ele teve um quadro de dispneia severa ao se movimentar, e depois disso evoluiu com um episódio de hemoptise em pequena quantidade, o que o fez procurar atendimento novamente.

De antecedentes pessoais, ele relata apenas hipertensão arterial leve, bem controlada com monoterapia, e um diagnóstico prévio de prolapso de valva mitral.

Sua esposa o descreve como um homem extremamente ativo, “fanático por exercícios”, que costuma correr cerca de 60km por semana.

PARTICIPAÇÕES ENCERRADAS! CONFIRA A RESPOSTA DESTE WEBCASO NA NOSSA ÁREA RESTRITA: