Aplicativo para diagnóstico diferencial? Quem precisa disso?

A resposta é: todo mundo!

O blog Raciocínio Clínico selecionou as 4 melhores opções de aplicativo para diagnóstico diferencial disponíveis no mercado.

Aplicativo para diagnóstico diferencial - Raciocínio Clínico

Todos eles têm um funcionamento mais ou menos semelhante: você entra os dados do paciente, e ele retorna uma lista de hipóteses diagnósticas que se aplicam ao caso. Uma mão na roda para você organizar melhor sua investigação diagnóstica e não esquecer nenhuma hipótese importante! Afinal, diagnosticar é uma tarefa difícil, e toda ajuda é bem vinda.

Está diante de um diagnóstico difícil? Um caso diferente? Uma zebra? Experimente usar um aplicativo para diagnóstico diferencial!

Confira nossa lista:


DXplain 

Este provavelmente foi o primeiro bom aplicativo para diagnóstico diferencial. Produzido em 1987 pelo famoso Massachussetts General Hospital (ou, para os íntimos, o “MassGen”), o DxPlain acumulou ao longo das décadas cerca 2.500 doenças e 6.000 “achados” (sintomas, sinais, resultados de laboratório etc.).

Aplicativo para diagnóstico diferencial - DxPlain

Como funciona? O médico insere os dados clínicos no aplicativo e ele retorna uma lista de hipóteses por ordem de importância, e ainda explica por que essas hipóteses estão na lista. Depois, você pode acrescentar mais dados (se quiser) para ajudar a refinar sua lista de hipóteses diagnósticas.

Característica única do DxPlain: permite a entrada de dados “negativos” (“ausência de edema”, “sem febre”) o que ajuda a excluir algumas possibilidades da lista.

O DxPlain também oferece descrições dos achados e das doenças, com links para referências selecionadas e para buscas adicionais no PubMed e no Google.

Está disponível online (em inglês) somente para instituições (escolas médicas, hospitais e clínicas), através de subscrição anual. Não há assinatura individual.

O custo é variável para cada instituição, mas há a possibilidade de teste grátis no primeiro mês.

Maiores informações em: http://www.mghlcs.org/projects/dxplain


VisualDx

Antigamente apenas uma ferramenta para diagnóstico em Dermatologia, agora o VisualDx transformou-se num ótimo aplicativo para diagnóstico diferencial em medicina geral.

Aplicativo para diagnóstico diferencial - VisualDx

O Visual Dx é baseado na Web e permite aos profissionais de saúde construir seu próprio diagnóstico diferencial personalizado, usando sua vastíssima (e ótima!) biblioteca de imagens médicas e sua tecnologia de buscas.

Característica única do VisualDx: O “Sympticon”, um método gráfico para comunicar um padrão de sintomas, que é muito prático para revisar, comparar e entender diferentes variantes de doenças.

Funciona em desktops ou dispositivos com Android ou iOS (em inglês). Além disso, tem compatibilidade com diversos prontuários eletrônicos (não testamos esta função) e com o UpToDate (o que facilita a busca de informações adicionais, mas exige a assinatura de ambos os produtos).

O custo é de 39,99 dólares/mês, ou 399,99 dólares/ano (mas tem um descontinho para residentes e um descontão para estudantes – cai pela metade!). Dá para testar sem custo nos primeiros 30 dias.

* Uma ferramenta opcional é o DermExpert, que avalia fotos de lesões de pele dos seus pacientes e oferece um diagnóstico diferencial (só em iOS, com custo adicional).

Maiores informações em: https://www.visualdx.com/


Isabel

Este é o nosso preferido! O IsabelDx processa linguagem natural e faz uma pesquisa em uma ampla base de dados sobre apresentações de doenças para gerar um diagnóstico diferencial.

Isabel - aplicativos para diagnóstico diferencial - raciocínio clínico

Este excelente aplicativo para diagnóstico diferencial cobre mais de 10 mil condições diferentes, para todas as faixas etárias e todas as especialidades médicas. As hipóteses diagnósticas mais relevantes são marcadas com “red flags”.

Característica única do Isabel: Só apresenta resultados de doenças que se aplicam à faixa etária, sexo e localização geográfica do paciente. (Probleminha: percebemos que, ao informar que nosso paciente mora no Brasil, sempre aparece malária entre as hipóteses – independente de quais sejam os sintomas!)

Pode ser instalado em dispositivos móveis ou acessado pela internet (em inglês).

A assinatura é individual e custa 149 dólares por ano (individual) ou 219 dólares/ano (Premium). Mas tem um segredinho: se você morar num país de terceiro mundo (ou, como eles chamam, uma EEN, “Emergent Economy Nation”), eles te dão 50% de desconto! (Também há desconto para estudantes.) Oferece a opção de teste grátis durante 10 dias.

Há opção para assinatura institucional, e é compatível com alguns prontuários eletrônicos.

Para educadores: o Isabel oferece um serviço chamado Clinical Educator, com casos clínicos para alunos avaliarem e sugerirem diagnósticos. Os professores podem depois acessar e avaliar o desempenho dos estudantes.

Maiores informações em: https://www.isabelhealthcare.com/

 


Xebra 

O Xebra, ou XebraPro, combina uma variedade de estratégias estatísticas e de análises de dados para mimetizar o funcionamento cognitivo de um médico de verdade.

Aplicativo para diagnóstico diferencial - XebraPro

Este aplicativo para diagnóstico diferencial pode processar qualquer número e qualquer combinação de sintomas, sinais, exames complementares, medicações e antecedentes para gerar uma lista de diagnóstico diferencial ordenada por probabilidade (inclusive com “red flags” para as mais relevantes).

Segundo o fabricante, a ideia é evitar o “fechamento prematuro” (causa mais comum de erro diagnóstico, como já vimos em um post anterior).

Característica única do Xebra: Uma das funções mais interessantes é o guia de investigação (“Workup Guide”), que sugere uma sequência de etapas para conduzir a avaliação diagnóstica, com base nas melhores evidências (inclusive indicando quais testes adicionais são os mais adequados e quais são os mais urgentes).

O público-alvo do Xebra são estudantes de medicina, residentes e outros profissionais de saúde. Há 2 modos de funcionamento: o clínico (XebraDDX) e o educacional (XebraED).

Todos os produtos dão acesso a recursos educacionais, mas os pacotes XebraPro e XebraED ainda oferecem plataformas para discussão de casos clínicos com outros médicos. (Em inglês, claro.)

Roda como app em dispositivos móveis com Android ou iOS.

O custo é de 30 dólares/ano. É possível testar gratuitamente por um mês (às vezes, mais).

Maiores informações no endereço: https://www.xebrapro.com/


* BÔNUS!

Um aplicativo para diagnóstico diferencial em português!!!

Dr. Diagnóstico

PEBMED, maior produtora de apps médicos do Brasil (e responsável pelo clássico Whitebook) também oferece este aplicativo para diagnóstico diferencial.

Aplicativo para diagnóstico diferencial - Dr. Diagnóstico

O Dr. Diagnóstico oferece listas bastante completas de hipóteses diagnósticas (divididas em “comuns”, “incomuns” e “raras”) para cada grande síndrome, sinal ou sintoma.

Também tem uma aba com os critérios diagnósticos de dezenas de doenças.

Embora seja bem mais simples que os outros aplicativos listados acima, o Dr. Diagnóstico funciona para não deixar passar aquela hipótese que você não lembraria sem ajuda. E o mais importante: é em português.

Custa R$ 11,90, e roda em iOS e Android.

* Em tempo: o próprio Whitebook acaba tendo algumas funções que ajudam no diagnóstico diferencial. Por exemplo: os menus “Medicina Interna” e “Atlas de Dermatologia” oferecem textos contendo o diagnóstico diferencial e as causas mais freqüentes para cada grande síndrome ou achado clínico listado ali.

Maiores informações em: https://pebmed.com.br/


Você conhece mais algum aplicativo para diagnóstico diferencial?

Mande para a gente através do nosso formulário de Contato (acima) ou na seção de Comentários (abaixo deste post)!