por-que-um-site-sobre-raciocinio-clinico

O raciocínio clínico é uma competência essencial para a atuação do médico e dos demais profissionais de saúde.

De fato, um raciocínio clínico adequado é indispensável para cumprirmos adequadamente nosso papel como médicos, que exige a correta formulação do diagnóstico e do tratamento.

Assim como outras competências do médico, o raciocínio clínico não é inato. Ele é, sim, aprendido, às custas de muito estudo, prática e reflexão.

Uma vez que tudo o que é aprendido também pode ser ensinado e praticado, nos parece evidente que o raciocínio clínico deveria ser ensinado de maneira sistemática em todo e qualquer curso de graduação em Medicina.

No entanto, apesar da sua importância, pouquíssimas escolas de Medicina abordam o raciocínio clínico nos seus currículos.

Ao mesmo tempo, os erros diagnósticos cada vez mais despontam como uma das principais epidemias da atualidade.

Alguns estudos sugerem que os erros diagnósticos estão entre as seis maiores causas de mortes nos Estados Unidos – à frente de acidentes automobilísticos e mortes por violência!

Outros estudos mostram que mais ou menos um em cada dez diagnósticos que os médicos fazem está errado.

Como médicos e docentes preocupados com a qualidade da formação médica, não poderíamos ficar inertes diante desse quadro!

E a maneira que encontramos para colaborar foi esta: criar um site para oferecer recursos de qualidade e de fácil acesso sobre os fundamentos do raciocínio clínico diagnóstico para os médicos e estudantes de Medicina brasileiros.

Esta é a nossa missão: oferecer material de qualidade sobre raciocínio clínico para que você aprenda mais, pense melhor, acerte mais diagnósticos e melhore sua prática médica.

Mas, afinal, o que é o raciocínio clínico?

Existem na literatura diversas definições de “raciocínio clínico.”

A definição que adotamos neste site, por julgarmos mais didática e mais adequada à realidade clínica, é a proposta pela Association for Medical Education in Europe (AMEE):

“Raciocínio clínico é o conjunto dos processos de pensamento pelos quais os profissionais de saúde selecionam, interpretam, analisam e combinam informações com o objetivo de tomar decisões sobre um paciente em uma determinada situação clínica.”

O raciocínio clínico engloba a tomada de decisões em qualquer nível do atendimento ao paciente, desde o diagnóstico e a investigação até o tratamento e o prognóstico.

Todos esses níveis são importantes – mas o foco principal deste site é o raciocínio clínico aplicado ao processo diagnóstico, pois acreditamos que o desenvolvimento das competências diagnósticas dos estudantes de Medicina e jovens médicos é uma necessidade mais profunda e mais urgente – e onde mais podemos ajudar!

Sua assinatura não pode ser validada. Tente novamente.
Sucesso! Você já é nosso assinante. Muito obrigado!

Inscreva-se!

Informe seus dados para entrar na Lista de Assinantes do Raciocínio Clínico e receber todas as nossas atualizações no seu email, e ainda acessar nosso material exclusivo!