Nós, do Raciocínio Clínico, geralmente não publicamos textos sobre uma única doença. Preferimos discutir as armadilhas no diagnóstico de alguma síndrome ou o diagnóstico diferencial de algum caso difícil ou ilustrativo.

Mas, nesta semana, ninguém fala de outra coisa!

Então, vamos tentar dar nossa modesta contribuição ao estudo da doença do momento: a COVID-19, causada pelo novo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). (É, a nomenclatura correta é essa mesma!)

COVID-19 quadro clínico e diagnóstico - raciocínio clínico - coronavírus

Para isso, convidamos alguém que entende do assunto: nosso amigo Dr. Luiz Jorge Moreira Neto, infectologista em Maringá/PR.

O Dr. Luiz Jorge estava de férias na praia, mas mesmo assim (!) gravou alguns vídeos sobre o quadro clínico e o diagnóstico laboratorial da COVID-19.

Confira abaixo!

COVID-19: manifestações e quadro clínico

Diagnóstico laboratorial de COVID-19: quando pedir exames?

BÔNUS: Como fazer paramentação e desparamentação

A equipe do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina/PR (HU/UEL) preparou este vídeo ensinando como fazer a paramentação e desparamentação para atendimento a casos de COVID-19.

É bem curtinho e muito didático. Confira – e compartilhe com todo mundo que está na linha de frente!

SOBRE O AUTOR DOS VÍDEOS

Luiz Jorge Moreira Neto - Caso Clínico Interativo - Raciocínio Clínico

O Dr. Luiz Jorge Moreira Neto é médico infectologista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com consultório na cidade de Maringá (PR), onde também atua como docente da UniCesumar.

Agradecemos imensamente ao Dr. Luiz Jorge pelo envio dos dois primeiros vídeos deste post![/ads_color_box]

Ministério da Saúde. Protocolo de manejo clínico do coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

Nós, do Raciocínio Clínico, geralmente não publicamos textos sobre uma única doença. Preferimos discutir as armadilhas no diagnóstico de alguma síndrome ou o diagnóstico diferencial de algum caso difícil ou ilustrativo.

Mas, nesta semana, ninguém fala de outra coisa!

Então, vamos tentar dar nossa modesta contribuição ao estudo da doença do momento: a COVID-19, causada pelo novo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). (É, a nomenclatura correta é essa mesma!)

COVID-19 quadro clínico e diagnóstico - raciocínio clínico - coronavírus

Para isso, convidamos alguém que entende do assunto: nosso amigo Dr. Luiz Jorge Moreira Neto, infectologista em Maringá/PR.

Confira abaixo!

COVID-19: manifestações e quadro clínico

Diagnóstico laboratorial de COVID-19: quando pedir exames?

BÔNUS: Como fazer paramentação e desparamentação

É bem curtinho e muito didático. Confira - e compartilhe com todo mundo que está na linha de frente!

[ads_color_box color_background="#F7F8E0" color_text="#424242"] SOBRE O AUTOR DOS VÍDEOS

Luiz Jorge Moreira Neto - Caso Clínico Interativo - Raciocínio Clínico

O Dr. Luiz Jorge Moreira Neto é médico infectologista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com consultório na cidade de Maringá (PR), onde também atua como docente da UniCesumar.

Autores:

• Leandro Arthur Diehl