Já falamos muito neste site sobre como os médicos fazem diagnósticos. Mas também é muito interessante observar como os mecânicos fazem diagnóstico:

– Meu carro está fazendo um barulho estranho…

– Como é o barulho?

– Quando eu vou ligar, faz tec, tec, tec…

– Ah, é a bateria, certeza!

Bem desse jeito aqui:

 

Um carro… e um diagnóstico difícil

Pois comigo aconteceu algo parecido.

Depois de um acidente, uma colisão lateral afetando a dianteira direita (sem nada grave comigo ou os passageiros), fui buscar meu carro no conserto. Isso, depois de quase dois meses naquela enrolação básica de oficina-seguradora, obviamente.

Enfim, peguei o carro.

Logo que comecei a andar ouvi um barulho vindo da roda dianteira direita – uóm… uóm… uóm… – junto com uma vibração, que ficava mais forte conforme eu ia mais rápido – uóm uóm uóm uóm uóm!

O mecânico disse:

– Deve ser por causa do pneu que foi colocado invertido. O da esquerda foi para a direita e vice-versa.

Peraí!

Não entendo muito de mecânica, mas entendo de diagnóstico. Esse negócio está errado! Ele usou só o Sistema 1. Isso é fechamento prematuro!

Fechamento prematuro: aceitar uma hipótese diagnóstica muito precocemente no processo diagnóstico, com base em uma impressão inicial incompleta. Então eu fiz a pergunta mágica: o que mais pode ser?

– Acho que é isso mesmo…

Agora já virou preguiça cognitiva.

Lembrei da Lei de Sutton: se o carro sofreu uma pancada na dianteira direita e teve conserto nessa mesma roda, onde raios estará o problema?