Mais um Webcaso pra você!

Confira o início do caso clínico abaixo. Depois, confira a resolução deste caso na nossa área restrita. A discussão deste Webcaso aconteceu no dia 03/09/2020.

Dessa vez, os convidados especiais na nossa discussão foram os membros da Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACMMA) da UniCesumar de Maringá/PR e também da Liga Acadêmica de Raciocínio Clínico Médico da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (LARCM – FADIP), de Ponte Nova-MG!

Na semana que vem, pode ser você!

Quer incluir a sua liga ou centro acadêmico numa das próximas discussões? É fácil! É só mandar uma mensagem para a gente pelo Whatsapp, pelo Telegram, pelo formulário de Contato deste site ou pelo email: contato@raciocinioclinico.com.br !

WEBCASO #12: UMA TOSSE IRRITANTE

webcaso 12 - uma tosse irritante - raciocínio clínico

Um homem de 56 anos procura atendimento por tosse crônica.

Ele era previamente hígido, muito ativo, e costumava realizar atividades frequentes ao ar livre, tais como: corrida, camping, caça e escalada de montanhas.

Há quatro anos, começou a ter uma tosse que ele descreveu como “irritante”: geralmente seca, mas de vez em quando com expectoração clara em pequena quantidade.

No início do quadro, ele não ficou preocupado, pois associou a tosse às suas alergias sazonais, sempre mal controladas, cujos sintomas predominantes eram coceira ocular e gotejamento pós-nasal. De fato, a tosse piorava quando tinha essas crises alérgicas; no entanto, agora a tosse é constante, persistente e independente dos sintomas de alergia.

Também relata dispneia aos esforços e diminuição da tolerância aos exercícios, que vêm impedindo suas atividades ao ar livre.

Já fez várias tentativas de tratamento, usando corticoide (nasais e inalatórios), beta-2-agonistas adrenérgicos de longa duração e anti-histamínicos nasais e sistêmicos, que ajudaram no alívio dos sintomas alérgicos, mas não tiveram nenhum efeito na resolução da tosse.

Acesse a discussão completa na nossa área restrita